[Ubuntu-l10n-ptbr] Opinião - Tradução do termo Ubuntu Software Center

Fabio Bugnon fbugnon em gmail.com
Terça Outubro 6 03:41:17 BST 2009

Lucas,

obrigado por compartilhar seus pensamentos.  Eu realmente não tenho
certezas sobre essa questão, a ideia é colocar para discussão e se
alguém tiver a resposta que nos mostre e explique porque, mas me parece
correto defender a manutenção do Ubuntu.

De fato o software é livre, o que quer dizer que a gente pode usar,
mudar, redistribuir e até vender, desde que mantendo as liberdades da
GPL.  Mas aqui nosso trabalho, como tradutores, não é de modificar o
software, mas simplesmente adequá-lo a um outro idioma.  E isso, me
parece, deve ser feito de forma fidedigna.

Se a comunidade não gostar do fato da Canonical/Ubuntu, por hipótese,
começar a inserir logos em cada programa, haverá uma reação, eles que
costumam ouvir seus usuários provavelmente vão voltar atrás.  Mas
imagina se o grupo de tradutores da língua X resolverem tirar todos os
"Ubuntu" ou substitui-lo por um outro nome qualquer?  O Ubuntu até
autoriza isso, mas nesse caso deveria ser uma outra distro, com um nome
diverso, "Ubuntu X Remix" por exemplo, como sugerido na Trademark Policy
<http://www.ubuntu.com/aboutus/trademarkpolicy>.

O caso Iceweasel/Firefox, até onde eu sei, a história é semelhante, mas
um pouco diferente.  O pessoal do Debian queria tirar um pedaço de
software proprietário (talkback) contido no Firefox.  Fizeram isso
criando o tal fork (compilando da fonte) mas tiveram que mudar o nome
porque a Mozilla, que tem a marca registrada do Firefox, não aceitou
manter o uso do nome e dos logos com as modificações implementadas.

Mais ou menos como o caso do CentOS que pega a fonte da RedHat e faz
compilação retirando todos os logos e referências às marcas, não?

Enfim, meu troco de 1 centavo :)

Fabio