[Ubuntu-PT 5069] Re: Computadores DELL com Ubuntu em Portugal

M. Vale maurovale gmail.com
Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2008 - 16:08:22 BST

Ola admito que não acompanhei esta discussão da DELL e Linux desde o
principio, mas aqui vai o meus 2 cêntimos ;)

Falando em grandes empresas em Portugal ;)

Todos os computadores do Helpesk e resto das secções excepto financeiro por
razões obvias (Primavera e cenas dessas, Windows etc) correm Linux, UBUNTU e
não tou a falar de 5 ou 6 pessoas.

A fase de habituação de novos colegas ao ubuntu é rápido e fazem tudo o que
faziam em Windows, com a vantagem de libertar o Técnico para outras tarefas
porque o pedido de suporte é 10 vezes inferior às máquinas windows.

Em relação ao suporte é mais fácil o suporte ao linux, um gajo lê aqui,
procura ali, ve um tutorial, le os error logs e resolve a questão,
assistência não precisamos o nosso departamento técnico resolve.

Agora em relação aos Windows (todos legais) já tentaram pedir suporte
directo à Microsoft ?? vão apanhar a maior desilusão da vossa vida e ainda
por cima por um S.O que pagaram a peso de ouro.

Se não vos atender um artista com sotaque desterrado na india ;) e que o
mais que pode fazer é encaminhado para Knowledge bases pre-definidos, e
quando não tem mais hipoteses dão a típica solução reinstale ou contacto a
empresa de terceiros, mesmo que o problema seja o Outlook.

Por isso a questão do suporte Windows/Linux é relativo, actualmente é mais
fácil,mais acessivel, e mais rapido o suporte a Linux, em 10 minutos tás num
FORUM,IRC ou mailing lista a por o problema e tens logo alguem a ajudar a
resolver, do que se tiveres com um SO da Microsoft.

Por isso acho que essa questão nem se poe.

Por mim é preferivel comprar um PC que sei que todo o hardware é compativel
com GNU/LINUX BSD que comprar a uma empresa que dá um pseudo suporte. a
garantia da máquina a empresa dá sempre quer ela corra Linux,BSD, ou
Windows, é preciso às vezes não dizer que estamos a correr um SO diferente
da M$ senão eles entram em parafuso ;).

Agora a questão da DELL e do suporte a mim pouco me intressa desde que
avariou eles arranjem, porque o suporte às apluicações opensource arranjas
às centenas de pessoas dispostas a ajudar-te sem problemas e sem te pedir as
exurbitâncas que a MS as vezes pede por problemas que mal resolvem ou com
HOTFIXs que tens que ligar para eles e fazer o download que só é valido por
7 dias.

MV