[Ubuntu-PT 5054] Re: Computadores DELL com Ubuntu em Portugal

Jose Rocha jocaferro tux-linux.net
Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2008 - 13:24:34 BST

2008/10/24 Kimus Linuxus <kimus.linuxus  gmail.com>

>  On Fri, 2008-10-24 at 08:38 +0000, Jose Rocha wrote:
>

> E tem um grande suporte online sobre Linux, *mesmo o meu modelo não vir
> com Linux de raiz* sempre foram bastante prestáveis e sabiam do que
> falavam.
>

> É disso que estou a falar!
> Se em todo o mundo dispõe de modelos com Ubuntu porque raio é que não
> existem em Portugal!?
> Somos cidadãos de 3ª, 4ª, 5ª ou quê!?
>
>  Nem todos os modelos vêm com Linux como os que vêm com Linux não vêm com
> Windows.

???
Nós estamos a falar de netbooks da DELL e da falta dos modelos com Ubuntu no
mercado nacional quando estes estão disponíveis para outros mercados!
Que raio de resposta é esta?
Eu constato um facto - nós estamos a ser tratados de uma maneira diferente
dos outros mercados por parte da DELL, logo somos tratados como cidadãos de
3ª, 4ª ou 5ª ou ainda pior, e aparece-me uma resposta ah! e tal "nem todos
os modelos vêm com Linux como os que vêm com Linux não vêm com Windows."?
Factos e não "lógicas da batata" é o que se esperaria!

> Também é de minha opinião que uma empresa de hardware *não é obrigada* a
> dar suporte de um sistema que não foram eles que instalaram ou que fora
> desenhado inicialmente. Mas mesmo assim indo ao site do suporte da DELL tem
> lá uma secção totalmente dedicada ao Linux.
>

> Não. Premissa completamente errada!
> É obrigada sim!
>

> portanto, posso meter o sistema operativo 'mija na escada' e eles têm de
> meter a funcionar as drivers desse sistema só porque vendem o hardware?
> cura-te!!

Um sistema é a soma dos seus componentes. Se por acaso queria falar apenas
de drivers tivesse-o referido e eu nem sequer teria dito nada. Agora o que a
DELL faz é recusar-se a receber um computador, por exemplo para reparação,
se esse computador não contiver o SO que o acompanhava originalmente. Isso,
se não o é legalmente é pelo menos moralmente condenável.
Quanto ao "cura-te!!", sou uma pessoa de bem e quando não conheço alguém não
o trato de forma tão leviana. Também, quando não conheço alguém, peço imensa
desculpa para não desço a esse nível.

>  Eu compro o hardware não compro uma licença para utilizar esse mesmo
> hardware!
>

> licença do hardware nunca tinha ouvido falar, talvez. mas também pagas,
> neste caso devia-se ter mais  escolhas, a licença do sistema operativo.

Exactamente!
Só com uma pequena correcção - no caso da DELL, ao não me fornecerem outra
alternativa, sou mesmo obrigado a pagar!
Mais, eu nunca experimentei mas tenho quase a certeza absoluta que se eu
pedisse à DELL o retorno do preço do Windows porque não aceitei a EULA eles
me mandariam dar uma curva. Se no caso de outros países faculta modelos com
Linux ou sem SO o comprador pode ver o pedido de retorno recusado já que a
DELL pode sempre alegar que existia escolha e apenas se tratou da opção do
cliente. No caso de não haver oferta de qualquer alternativa o fabricante
deveria ser obrigado a pagar pelo retorno do SO.
Aliás, como o software é um produto à parte deveria ter obrigatoriamente o
seu preço afixado. Pago x porque fui obrigado, logo tenho direito a esse
mesmo x se não o quiser.
Existem exemplos em que um cliente recebeu mesmo uma carta a avisar que em
vez de receber teria que pagar apenas porque todo o software que acompanha
alguns modelos é que permitiam a eles venderem esses computadores a preços
mais competitivos. Quando alguém não quer o Windows, todos os trials e todo
o lixo que acompanha alguns modelos também vão à viola e desta forma não dão
os tais trocos à DELL!
Atenção que isto não é uma suposição mas sim de um facto verídico passado
ainda há pouco tempo mas, apesar de ter sido muito badalado, infelizmente
não consigo encontrar.
A esta forma de agir chama-se mesmo imposto!

*adj., obrigado a aceitar ou a realizar à força;
*

algum problema com o vosso DELL em Linux podem ver:
http://www.dellcommunity.com/supportforums/

Peço desculpa mas considero este mail como sendo apenas pura propaganda!

 bem, lá porque não queres não quer dizer que quem tenha (neste caso DELL)
> não possa ser ajudado. acho que tens de ter mais calminha.

Continuo com a minha opinião sobre propraganda. Apenas quero acrescentar que
é à DELL que me refiro quando digo que se trata de propaganda e a mais
ninguém, ok?
Passo a explicar - a DELL tudo faz para beneficiar o Windows e pratica um
boicote activo aos modelos que vem com Ubuntu, leia-se, outra coisa qualquer
que não seja Windows:
-  Começou logo pelo início quando colocou o modelo com Ubuntu mais caro que
os modelos com Windows, mantendo as características iguais. Posteriormente,
perante a pressão do mercado veio a público dizer que tudo nãp passou de um
erro e que efectivamente os modelos com Linux eram cerca de $ 40 mais
baratos;
- Mesmo que alguém vá até ao site da DELL escolher um modelo com Ubuntu
nunca se livra da presença das janelas - "*Dell recommends Windows Vista(R)
Home Premium.";
*- Foi apenas por pressão do mercado que a DELL colocou à disposição dos
clientes máquinas com Ubuntu. Foram mais de 100.000 pessoas que responderam
afirmativamente à pergunta "gostaria de ver modelos com Linux?".
- Ainda em relação ao ponto anterior, passado pouco tempo abandonaram o tal
de "linux" mediante a desculpa "não teve assim tanta aceitação como
esperávamos".
E muitas mais que não cabem neste espaço.
Ora, ao boicotar activamente o uso de "Linux" ter um fórum de suporte
dedicado ao tema é de uma hipocrisia de todo o tamanho e por outro não passa
de pura propaganda.

 É, essencialmente por esse motivo que uso alternativas livres e abertas.
Quando alguém limita a minha escolha o único nome que posso dar a isso é
ditadura!
E ditadura é aquilo que a DELL!

 portanto, eu faço propaganda, mas de todas as marcas que existem e que NÂO
> oferecem liberdade do sistema operativo na loja por acaso embirras-te com
> uma que até nem se vende nas lojas normais... lol

Errado!
Por acaso até se vendem em lojas normais!
Caso aquela loja que tem o símbolo químico Ra no nome seja uma loja
normal...
"portanto, eu faço propaganda" - como já disse anteriormente, lamento que a
minha escrita tenha eventualmente sido pouco clara mas torno a repetir -
quando me refiro a propaganda não me estou a referir a mais ninguém excepto
a DELL. Que isso fique bem claro, ok?

> eu se quiser reivindicar alguma coisa começava pelas marcas que o comum
> cidadão pode comprar.

Esta não percebi. Que o comum cidadão pode comprar?
DELL é apenas para a elite ou quê?
Se não é parece ao nos diferenciar dos restantes países do mundo pelo que
mais parece ser uma daquelas situações em que um império nos trata como
sendo do Terceiro Mundo!
Felizmente, o povo é sereno e sabe quando alguém se porta mal, pelo menos o
Europeu, e deverá ser esse o motivo
Também como já disse anteriormente, o tópico centrava-se em DELL e não em
outras marcas mas já que falamos de outras marcas nas tais lojas que tem no
nome o símbolo químico ocupa o número 88 da tabela periódica existem Asus
eeePC com a alternativa Linux.
Logo, falsa questão.
Quanto a reinvidicar, eu reinvidico tanto que ando numa guerra com a
Toshiba, HP e ACER justamente para reaver o retorno dos windows não
utilizados. Este retorno tem a ver com dois computadores com "Linux" e
algumas dezenas que forneci a empresas que já possuiam licenças para os seus
computadores.

@braço.