[Ubuntu-PT 5053] Re: Computadores DELL com Ubuntu em Portugal

Kimus Linuxus kimus.linuxus gmail.com
Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2008 - 11:56:53 BST

On Fri, 2008-10-24 at 08:38 +0000, Jose Rocha wrote:

>         E tem um grande suporte online sobre Linux, mesmo o meu modelo
>         não vir com Linux de raiz sempre foram bastante prestáveis e
>         sabiam do que falavam.
>
> É disso que estou a falar!
> Se em todo o mundo dispõe de modelos com Ubuntu porque raio é que não
> existem em Portugal!?
> Somos cidadãos de 3ª, 4ª, 5ª ou quê!?

Nem todos os modelos vêm com Linux como os que vêm com Linux não vêm com
Windows.

>         Também é de minha opinião que uma empresa de hardware não é
>         obrigada a dar suporte de um sistema que não foram eles que
>         instalaram ou que fora desenhado inicialmente. Mas mesmo assim
>         indo ao site do suporte da DELL tem lá uma secção totalmente
>         dedicada ao Linux.
>
> Não. Premissa completamente errada!
> É obrigada sim!

portanto, posso meter o sistema operativo 'mija na escada' e eles têm de
meter a funcionar as drivers desse sistema só porque vendem o hardware?
cura-te!!

> Eu compro o hardware não compro uma licença para utilizar esse mesmo
> hardware!

licença do hardware nunca tinha ouvido falar, talvez. mas também pagas,
neste caso devia-se ter mais  escolhas, a licença do sistema operativo.

> Se eu compro esse hardware também devo ter a liberdade de escolher o
> que quero quer se trate de já vir de origem ou quanto porteriormente!
> Liberdade de escolha!

certo. nunca disse o contrario. E se algum dia fizeres uma manifestação
sobre este assunto estarei lá para te apoiar :-D

>         algum problema com o vosso DELL em Linux podem ver:
>         http://www.dellcommunity.com/supportforums/
>

> Peço desculpa mas considero este mail como sendo apenas pura
> propaganda!

bem, lá porque não queres não quer dizer que quem tenha (neste caso
DELL) não possa ser ajudado. acho que tens de ter mais calminha.

> Eu sou livre de escolher o quero.

pois és? não somos todos?

> É, essencialmente por esse motivo que uso alternativas livres e
> abertas. Quando alguém limita a minha escolha o único nome que posso
> dar a isso é ditadura!
> E ditadura é aquilo que a DELL!

portanto, eu faço propaganda, mas de todas as marcas que existem e que
NÂO oferecem liberdade do sistema operativo na loja por acaso
embirras-te com uma que até nem se vende nas lojas normais... lol
eu se quiser reivindicar alguma coisa começava pelas marcas que o comum
cidadão pode comprar.

kimus