[Ubuntu-BR] Acesso a pastas por outros usuários

Lulinha luizescampello em gmail.com
Sexta Fevereiro 15 12:36:32 UTC 2013

Olá, bom dia!

Sou usuário final, com pouca experiência, mas fiquei incumbido de conseguir
uma solução para evitar que nossos arquivos sejam copiados por outros
usuários e ontem fiz a instalação do ubuntu 12.04 aqui na empresa.

A princípio somente isso resolve o problema, já que apenas os gestores
poderão acessar a máquina, mas nosso intuito não é proibir e sim gerenciar
os acessos.

Nossa necessidade é que arquivos importantes fiquem dispostos em uma pasta,
de um usuário (digamos que seja o usuário X)e que apenas alguns usuários
(Z,Y,T) possam ter acesso a estas pastas (contidas no X).

Resumindo: uma única máquina, vários usuários e apenas alguns com permissão.

Tentei buscar ajuda através do google, mas não encontrei nada que me
ajudasse.

Alguém pode me indicar onde tem um passo a passo?
Não gostaria de voltar ao windows apenas devido a isto, até porque a
máquina fica mais rápida com o ubuntu.

Agradeço qualquer ajuda.

--
*__*