[Ubuntu-BR] Ubuntu 11.10

Celio Silva celiosidneisilva em gmail.com
Domingo Outubro 9 19:32:11 UTC 2011

Muito bom...

Enviado para você por Celio Silva através do Google Reader: Ubuntu
11.10 via Zandre Bran de zandrebran em 07/10/11

Ôlas Navegante. Não concluí esta página porque o Oneiric ainda não foi
lançado e muito do que escrito agora pode mudar; segue o rascunho:

Com a chegada da data de lançamento (13 de outubro) do Ubuntu 11.10
(Oneiric) resolvi instalar ele em meu micro para conhecer; já que
estamos na semana “pre-release images”.

Como não posso deixar de dar um “pitaco”, minha primeira impressão é
que se faz necessário um monte de configurações e instalações de
pacotes adicionais para que o sistema fique usável (saudades do 10.04).
Aí depois tem gente que reclama do KDE. Ao menos no Kubuntu (Ubuntu
KDE) já tenho tudo na imagem padrão. Nove fora, o Unity melhorou
bastante e com a chegada do Gnome 3.2 nos canais de software finalmente
estamos usando o GTK 3 no Ubuntu :)
Algumas considerações Alterando fontes, ícones, mouse, etc
Por incrível que pareça é preciso instalar um pacote para alterar o
tamanho das fontes, icones, ponteiro do mouse, etc. Então sudo apt-get
install gnome-tweak-tool. Após a instalação, no Dash (tecla Super)
procure por Advanced settings. Neste poderá alterar a fonte e seu
tamanho, o tema de ícones, mouse, etc. Enfim tudo o que se fazia antes
e não se pode mais fazer.

Por falar em fontes, lembram que antes para reduzir o proporção das
fontes era necessário alterar a resolução DPI do monitor? Agora é
possível alterar somente a proporção de exibição da fonte. Mas claro
que pelo pacote gnome-tweak-tool citado acima. Estou usando a proporção
0.9 em meu monitor de 1280 por 800.
Tudo “maximizado”
Penso que o intuito do Unity é sempre utilizar as janelas maximizadas.
Porque se este não fosse o caso, o titulo da janela e menu não estariam
na barra superior ;) Afinal qual a lógica de clicar em uma janela para
obter o foco e depois mover o mouse lá para o canto superior da tela
para acessar seu menu?

Portanto, para facilitar minha vida: sudo apt-get install maximus e em
Startup Applications adiciono o comando maximus. Assim todo aplicativo
que abrir terá sua tela maximizada no arranque.
Voltar o menu para as janelas
Como não aguento usar o micro com o menu do programa fora da janela
removo o pacote: sudo apt-get purge indicator-appmenu.
Sem estes não existe vida depois de Marte
Pois é; estão “bugados”. Instalando o nautilus-open-terminal e ou
nautilus-gksu o navegador de arquivos Nautilus simplesmente deixa de
abrir. Está ficando difícil, estes dois pacotes são extremamente úteis
para mim. Vamos aguardar até o lançamento e ver como fica.

Para quem não sabe, o pacote nautilus-open-terminal cria uma opção no
menu de contexto (botão direito do mouse) no Nautilus para abrir uma
pasta no terminal. O nautilus-gksu coloca, também no menu de contexto
do Nautilus, a opção de abrir um arquivo ou pasta como administrador
(gksu).
Meus pacotes
Em minha listinha de pacotes pós-instalação, faltou o gwget; que não
sei o motivo não está nos canais de software até esta data (07/10). Sei
que existe vida depois de Marte, mas que está cada vez mais difícil
está. Segue:

sudo apt-get install aptitude synaptic bum cheese gthumb
nautilus-sendto unrar p7zip-full ttf-mscorefonts-installer ntp grsync
gnome-schedule compizconfig-settings-manager fusion-icon
ttf-dejavu-extra ffmpeg gstreamer0.10-plugins-bad
gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-plugins-cutter
gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-ffmpeg
gstreamer0.10-fluendo-mp3 gstreamer0.10-pitfdll gstreamer0.10-sdl
gsfonts-x11 pidgin pidgin-extprefs pidgin-guifications
pidgin-plugin-pack manpages-pt manpages-pt-dev screenlets xchat
tango-icon-theme tango-icon-theme-common tango-icon-theme-extras
gparted system-config-samba gufw gedit-plugins ttf-droid ntfs-config
winff meld gnome-alsamixer vlc vlc-plugin-pulse mozilla-plugin-vlc
shutter gnome-web-photo libgoo-canvas-perl gnome-subtitles xvidcap gimp
gtk2-engines-aurora flashplugin-installer build-essential
oxygen-cursor-theme gnome-mplayer mencoder terminator
compiz-fusion-plugins-extra pastebinit oggconvert
Minha configuração do Unity e Compiz
Tentei exportar minhas configurações mas esta parte do
compizconfig-settings-manager está “bugada”. Ao tentar exportar ou
importar ele detonou com o Unity. Vamos que vamos…
Conclusão
Existe o Gnome-Shell já instalado na imagem padrão. Utilizando assim
rapidamente preferi o Unity porque ainda que de forma nova temos
visualmente na barra a esquerda (Launcher) a lista de janelas abertas.
Mas o que me chamou a atenção no Gnome-Shell é o comportamento dos
aplicativos que trabalham minimizados na bandeja do “systray” (ao lado
do relógio). Me parece que as coisas funcionam muito bem no Unity
somente “in box”. Ou seja, qualquer outra coisa fora da caixa tem que
alterar o dconf manualmente (xchat por exemplo) para se ter o
comportamento esperado no “systray”.

É impressionante como com o Unity pode-se fazer tudo pelo teclado.
Existem teclas de atalho para acesso a todo o Unity. Eu que usava um
mouse USB em meu note porque não me adaptava ao touchpad. No Unity
consigo confortavelmente utilizar o mouse padrão do note graças ao
acesso via teclado que diminui consideravelmente (ou totalmente) o uso
do mouse.

Ainda no Unity, senti falta no Launcher do Search applications (tecla
Super + A) que vinha no 11-04. Será que é muito complicado ter uma
opção para “ativar” ou “desativar” isto? Alias, gostaria muito de uma
configuração para também “ativar” ou “desativar” as sugestões de
instalação de pacotes no Unity enquanto se utiliza o Dash (tecla
Super). Melhor, gostaria muito de ter mais opções de configurações.
Quem sabe no próximo release (12-04).

É engraçado como a distribuição dos aplicativos no menu principal ficou
esquisita. O que antes estava na seção Administração do menu agora está
na seção Outros. Não sei o que adiantou adicionar estas seções de
separação do menu com uma completa desorganização.

Agora, ficou legal pacas o Ubuntu Software Center. Como já escrevi em
minha página sobre o Ubuntu; penso que o novo Software Center é um
divisor de águas em distribuições GNU/Linux. Finalmente temos uma
gerenciador de instalação amigável, organizado e interativo. Se tiver
curiosidade, pode ver como foi seu planejamento acessando:
wiki.ubuntu.com/SoftwareCenter.

Sobre novidades ainda, as novas versões da família de fontes do Ubuntu
estão sensacionais. Incluindo a nova fonte Ubuntu Monospace que se
ajusta perfeitamente e proporciona uma leitura agradável. Estou
utilizando o ttf-ubuntu-font-family no lugar da Liberation.

Ao contrário do que muitos dizem, o Oneiric vem sim com a opção do
Gnome clássico. Lá na tela de “login” (LightDM) tem a opção de Gnome
Classic e Gnome Classic (no effects). Citando que agora estamos falando
do Gnome 3, então embora o visual possua as duas barras e seu menu;
algumas coisas mudaram. Mas para quem prefere, pode usar como
antigamente sem problemas.

Para finalizar, meus maiores problemas não estão relacionados ao Unity;
mas sim a versão 11-10 do Ubuntu especificamente. Com pacotes do Gnome
“bugados”, outros que não estão em sua árvore “main” e dos pacotes
escolhidos por padrão na imagem. Problemas estes que não encontro no
Kubuntu (Ubuntu KDE). Por isto acredito muito nesta ideia:
netsplit.com/2011/09/08/new-ubuntu-release-process.

É isto, vou usando e adicionando informações nesta página. E claro que
aguardando ansiosamente a chegada do LTS 12.04. Porque como já escrevi
na minha página sobre o Ubuntu, as únicas versões para se levar a sério
do Ubuntu são as LTS.

Como de costume: wiki.ubuntu-br.org/Unity.

PS: Só não sei quanto tempo vou aguentar; fazem dois dias e estou com
uma saudade imensa do KDE.

– []s.
– Zandre Bran.

Coisas que você pode fazer a partir daqui:
- Inscrever-se no Zandre Bran usando o Google Reader
- Começar a usar o Google Reader para se manter facilmente atualizado
sobre todos os seus sites favoritos