[Ubuntu-BR] [Off topic] Opinioes sobre o Zimbra e correio eletronico em geral

Welington R. Braga welrbraga em gmail.com
Quinta Janeiro 13 20:53:14 UTC 2011

Welson,

Também trabalho em uma instituição pública e estou com o mesmo
impasse. Estou para preparar um comparativo entre o Google Apps, o
Zimbra e o Zarafa, tanto na modalidade contratação de serviços (neste
caso o serviço de e-mails estaria fora do perímetro da instituição),
quanto no caso de apenas comprar o software e instalar em um servidor
em nosso CPD (neste caso o google não entra).

O nosso impasse com respeito ao google não é a questão "se o google
fechar", pois como já deixaram claro por aqui é mais fácil cair dois
raios em seu CPD e destruir tudo, do que a Google fechar e você perder
seus dados.

O impasse é por conta de não se ter controle sobre onde e como seus
e-mails estão sendo manipulados. Imagine que a google tenha um CPD em
algum país maluco destes que não respeitam o direito a privacidade
alheia, como os do oriente médio por exemplo, e em dado momento o
presidente maluco, deste país maluco, resolve que quer os dados do CPD
e até mesmo todo o CPD?

Nós lidamos com dados governamentais e sabemos que em meio as
imundícias que nossos usuários recebem e enviam por e-mail, também há
informações delicadas que não podem ficar sujeitas a este tipo de
risco. Hoje o brasil e a google estão sendo tratados como xodós por
meio mundo, mas e se daqui a um tempo a situação mudar?

Talvez para alguns, este até possa parecer um cenário paranóico e
pessimista, mas é pra isso que nós, como responsáveis pela segurança
da informação, ganhamos nosso salário. Desta forma o que estou fazendo
é meramente juntando os documentos para mostrar os prós e os contras
de todas as possibilidades e jogando para o nosso comitê de TI
decidir. Se um dia der m... não poderão me culpar, visto que foram
eles quem escolheram.

Se quer um conselho, faça o mesmo e caso não tenha um comitê de TI por
ai, passe a responsablidade para o seu coordenador, chefe, gestor,
mestre, presidente ou seja lá quem for que estiver acima de você. O
negócio é tirar o seu pescoço desta forca.

Se quiser pode entrar em contato comigo em PVT para trocarmos
figurinhas com respeito a este assunto.

Abc.

Em 12 de janeiro de 2011 14:33, Welson de Avelar Soares Filho
<wfilho em ice.ufjf.br> escreveu:
> Olá amigos, tudo bem?
>
> Eu trabalho na Prefeitura de Juiz de Fora e fiquei responsável por atualizar
> o serviço de correio eletrônico corporativo. Ao invés de eu meter a mão na
> massa para fazer no peito e na raça, resolvi usar o que a lei me permite:
> licitar este projeto. Mas para tal, eu preciso especificar, em miúdos, o que
> será necessário. Eu sinceramente, nunca nem instalei um Postfix na minha
> vida e por isso não sei o que está em voga no mercado.
>
> Nas minhas andanças webais, li que um tal de Zimbra é muito bem quisto. Mas
> [...]

Welington Rodrigues Braga
Web: http://www.welrbraga.eti.br
MSN: welrbraga[*]msn·com
Gtalk: welrbraga[*]gmail·com
Yahoo / Skype:  welrbraga
PGP Key: 0x6C7654EB
Linux User #253605

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém
não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém
não destruídos;" - 2Co 4:8,9