[Ubuntu-BR] [OFF] Ajuda no Gnuplot

João Olavo Baião de Vasconcelos joaoolavo em gmail.com
Domingo Abril 24 13:20:56 UTC 2011

Olá pessoal!

Na esperança que alguém aqui utilize o gnuplot, solicito uma ajuda para
plotar dois gráficos.

O primeiro é um histograma de barras. Eu gostaria de que, acima de cada
barra, aparecesse o valor relativo àquele dado. Isso pq um dado tem o valor
muito superior ao outro (um é 20 e o outro é 800, por exemplo). Do jeito que
está, mal da para ver uma barra, enquanto que a outra se destaca bem.

Se aparecesse o número em cima da barra pequena, daria para saber exatamente
o valor do dado, sem precisar mostrar em uma tabela.

Estou plotando assim:
"""
set style data histogram
set style histogram cluster gap 1
plot 'dados.dat' using 2:xtic(1) title col, 'dados.dat' using 3:xtic(1)
title col
"""
O arquivo dados.dat é esse:
"""
Casos           APPS    DFO
caso1_rnd1      838     22
caso1_rnd2      570     36
caso1_rnd3      376     7
caso2_rnd1      2622    58
caso2_rnd2      1022    79
caso2_rnd3      6356    127
"""

Outra coisa que eu gostaria de fazer é mostrar, em um gráfico de pontos, um
label ao lado de cada ponto, para identificá-lo.

Estou plotando com:
plot 'tempo.dat'

E o arquivo tempo.dat tem o seguinte conteúdo:
"""
167.58  65300940.6      caso1_rnd1
120.39  65421167.1      caso1_rnd2
90.09   65362126.0      caso1_rnd3
"""

Gostaria que essa terceira coluna fosse o label de cada ponto.

Alguém pode me dar alguma dica? Não consegui encontrar isso nos manuais do
gnuplot que li.

Obrigado!
--
João Olavo Baião de Vasconcelos