[Ubuntu-BR] Preciso de ajuda com script

Fabiano garcia Fonseca fabiano em linuxacessivel.org
Quinta Maio 6 16:50:13 UTC 2010

Xisberto escreveu:

Em 5 de maio de 2010 18:42, Fabiano garcia Fonseca
<fabiano em linuxacessivel.org>  escreveu:

> Pessoal!!
>
> Estou precisando fazer um script que permita selecionar vários arquivos
> em uma pasta e logo em seguida aplique uma conversão para cada arquivo
> selecionado.
>
> Como este script será para uso de usuários leigos, pensei em fazer em
> modo gráfico com o Zenity.
> Pergunto:
> épossível fazer o que desejo com o zenity?
> Caso positivo, alguém teria algum exemplo?
> Programar em sheel script não é meu forte, só consigo dar umas cabeçadas.

Fabiano, é possível sim fazer isso com o zenity, basta consultar a
ajuda dele que ele traz tudo.
Consulta assim:

zenity --help-file-selection

Espero que a saída seja fácil de entender com o orca. Ele deixa você
escolher várias coisas, inclusive se podem ser selecionados vários
arquivos e o separador da saída.

O separador padrão é a barra em pé |

Você pode jogar o valor do zenity para uma variável cercando o comando
com crases, assim:
arquivos=`zenity --file-selection --multiple`

Depois complica. Você vai precisar tomar cuidado com os arquivos que
contenham espaço nos nomes. Já leu sobre a variável de ambiente IFS?
Testa aí o zenity e qualquer dúvida é só perguntar.

Vai precisar alterá-la.

Valeu!!!

Já consegui fazer a seleção dos arquivos e jogar na variável, agora preciso descobrir como fazer um laço para ir convertendo cada um dos arquivos selecionados.

O que o script deve fazer exatamente é pegar em uma pasta algumas imagens digitalizadas e conforme a seleção que a pessoa fizer, aplicar em cada uma o cuneiform para  executar o OCR.
To vendo que dá para se fazer bastante coisa com estezenity...

Abraços

--
Fabiano garcia Fonseca
Linux user #448759 - Ubuntu User #15701