[Ubuntu-BR] Preciso de ajuda com script

Xisberto xisberto em gmail.com
Quinta Maio 6 12:52:04 UTC 2010

Em 5 de maio de 2010 18:42, Fabiano garcia Fonseca
<fabiano em linuxacessivel.org> escreveu:
> Pessoal!!
>
> Estou precisando fazer um script que permita selecionar vários arquivos
> em uma pasta e logo em seguida aplique uma conversão para cada arquivo
> selecionado.
>
> Como este script será para uso de usuários leigos, pensei em fazer em
> modo gráfico com o Zenity.
> Pergunto:
> épossível fazer o que desejo com o zenity?
> Caso positivo, alguém teria algum exemplo?
> Programar em sheel script não é meu forte, só consigo dar umas cabeçadas.

Fabiano, é possível sim fazer isso com o zenity, basta consultar a
ajuda dele que ele traz tudo.
Consulta assim:

zenity --help-file-selection

Espero que a saída seja fácil de entender com o orca. Ele deixa você
escolher várias coisas, inclusive se podem ser selecionados vários
arquivos e o separador da saída.

O separador padrão é a barra em pé |

Você pode jogar o valor do zenity para uma variável cercando o comando
com crases, assim:
arquivos=`zenity --file-selection --multiple`

Depois complica. Você vai precisar tomar cuidado com os arquivos que
contenham espaço nos nomes. Já leu sobre a variável de ambiente IFS?
Vai precisar alterá-la.

Testa aí o zenity e qualquer dúvida é só perguntar.

--
Humberto Xis
http://xisberto.blogspot.com