[Ubuntu-BR] Preciso de ajuda com script

Xisberto xisberto em gmail.com
Quinta Maio 6 17:07:59 UTC 2010

Em 6 de maio de 2010 13:50, Fabiano garcia Fonseca
<fabiano em linuxacessivel.org> escreveu:

> Valeu!!!
>
> Já consegui fazer a seleção dos arquivos e jogar na variável, agora preciso descobrir como fazer um laço para ir convertendo cada um dos arquivos selecionados.

Agora é que entra o IFS. Sugiro procurar no google sobre ele. Procura
os tutoriais do Julio Neves, ele é o cara que mais saber shell no
Brasil. Mas em linhas gerais, o IFS é quem controla que caracteres
separam as palavras. Ele é composto por um espaço, um tab e um enter,
só não sei em que ordem. Você vai precisar do IFS porque alguns nomes
de arquivos tem espaços, e isso bagunçaria seu laço.

Capture os arquivos com o zenity usando um enter como separador. Aqui
eu não consegui usar o \n para isso, então fiz assim:
$ files=`zenity --file-selection --multiple --separator='
'`
$
Usei aspas slimples para isolar o enter.

Agora transformo o IFS em apenas enter:
$ IFS=
$

Depois disso, passo a variável que contém os nomes dos arquivos para um for:
$ for file in $files
> do
> echo $file
> done
$

Aqui eu apenas escrevi os nomes dos arquivos em linhas separadas, mas
no lugar do echo você pode passar qualquer comando.

--
Humberto Xis
http://xisberto.blogspot.com