[Ubuntu-BR] pergunta sobre deborphan.

Zandre Bran zandrebran em gmail.com
Domingo Março 14 01:00:17 UTC 2010

2010/3/13 Robson - GMail <aguiar.rd em gmail.com>:
> E aí pessoal....

    Ôlas Robson.

> Alguém saberia informar porque o sistema instala pacotes que não é usado
> pelo sistema?

    Pelo repositório oficial isto não _deve_ ocorrer. Mas ocorre. Um
dos motivos são erros na lista do APT. Estes erros ocorrem
principalmente em lançamentos que são corrigidos com o tempo. Por
exemplo:

sudo apt-get install --simulate epiphany-browser epiphany-extensions
epiphany-extensions-more

    Isto apenas irá simular a instalação. Viu pacote quebrado ai?

    Outro motivo são libs que não são mais usadas quando um pacote foi
removido. Mas que no momento da sua remoção ele tinha dependência com
outro. A lista do APT foi alterada para uma correção dizendo que o
pacote que ficou não depende mais desta lib. Então ao remover o pacote
que tinha dependencia com a lib (e hoje nao tem mais) deixa ela
perdida.

    É muito _basicamente_mais_ou_menos_ por ai.

> Pois, notei que ao usar o comando *deborphan* ele mostra os pacotes que
> não são usados pelo sistemas e que pode ser removidos sem pensar duas vezes.

    Você deve pensar duas vezes sim. Por exemplo, ele sempre lista
alguns gstream que se removidos o totem pode vir a pedir. Eu uso o
gtkorphan [1] para remover somente configurações de coisas já
removidas. Sim, as vezes esqueço do purge.

    Mas para libs, recomendo a você que coloque o que deseja ser
removido antes em hibernação e somente depois de um tempo remova
definitivo.

     Agora, estou tentando lembrar de usar o 'apt-get autoremove' ao
invés do 'aptitude purge'. Me parece mais eficiente na questão de
dependencias.

[1] http://packages.ubuntu.com/karmic/gtkorphan

> Grato
> Robson