[Ubuntu-BR] pergunta sobre deborphan.

Marcelo Silva marcvan em ig.com.br
Sábado Março 13 21:55:48 UTC 2010

Acontece assim... muitos pacotes são usandos pra compilação de outros na
hora da instalação e depois descartados mas ficam no sistema para uma
possivel atualizacao... muitos são pacotes de drivers que de fato não
são usados pelo seu conjunto de hardware, mas como qualquer sistema
atual, vem com muitos drivers e pacotes que no momento da instalação do
sistema ele irá escolher os drivers e programas que deverão ficar ativos
no seu caso.
Não sei se você passou pela epoca do win98 onde vinha sem driver nenhum,
pois todos os drivers vinham num CD da placa mae.
Veja que o WinXP vem carregado de drivers e muitos deles ficam lá
sabe-se onde ocupando espaço e você não pode retirar senão da pane, pra
você ter uma ideia uma instalacao do win98 pede uns 300MB do HD, já o
WinXP uns 2GB e com as atualizações chega a uns 10GB. No caso do Ubuntu
ele vem com muitos pacotes... tanto é que funciona na maioria do
computadores tanto atuais como mais antigos sem mesmo voce precisar
atualizar, isso tambem acontece com o winXP. Ou seja é uma estratégia
pra tentar minimizar o trabalho do instalador, mas no caso do Ubuntu,
mesmo tendo estes pacotes ociosos pos atualizacao, ele demora muito pra
chegar nos 5GB.

Agora uma coisa curiosa que venho notando, quando você instala o WinXP,
ele fica rapidinho, mas conforme você vai atualizando pelo site da MS,
ele vai ficando uma elefantinho... será que isso é problema americano
mesmo? Será que as atualizações vem recheadas de hanburgers? rsrsr

Já o Ubuntu/Linux é o contrário... quando você instala ele, parece meio
lento, mas, quanto mais tempo você passa com ele e vai atualizando, mas
rápido ele fica... interessante isso, parece que as coias vão se
ajustando conforme você precisa.

Marcelo Silva