[Ubuntu-BR] Transferi arquivos para partição Vista - Resultado: sumiram!

Sexta Maio 29 12:06:12 UTC 2009

2009/5/28 Édnei Rodrigues <ednei.felipe.rodrigues em gmail.com>

> Boa noite
> Bom, possuo ubuntu 9.04 com partição ext4. Além disso, possuo em outra
> partição, Vista Home Premium, a qual possui uma partição bem maior.
> Fiz vários downloads, de seriados e jogos. Como a partição linux é
> pequena, tive que criar uma pasta do Vista e transferi esses arquivos
> para aquela pasta.
> Ao logar no vista, fui surpreendido com o desaparecimento da pasta
> Download ( criada via linux )!Voltei a logar no linux e, realmente, a
> pasta não existia mais!
> [...]

Olá, não sei se foi isso que aconteceu, mas aqui na lista já reportaram
vários problemas quando escrevendo em partição NTFS, que deve ser o caso do
Vista Home. Neste caso, simplesmente a gravação não foi feita corretamente.
Talvez aparecesse bem no Linux porque estivesse em cache ou no journaling do
sistema de arquivos, mas com certeza na gravação não foi commit dos dados.

Penso que não há mágica que possa salvar, até porque se fosse questão de
formato, teria reaparecido no Linux, acho que os arquivos simplesmente não
estão lá.

O pior é que foi divulgado que o Ubuntu 9.04 já viria com suporte à escrita
a NTFS; pelo jeito ainda não resolveram todos os problemas.

Eu particularmente utilizava outro procedimento: faço um chkdsk, seguido de
um defrag e redimensiono a partição Windows; com o espaço que sobra crio uma
partição FAT (se for comum) ou uma nova partição ext (se for para uso
exclusivo do Linux) ou mesmo redimensiono o /home, via LiveCD. Num perdi
dados mesmo não tendo backup (sempre útil).

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.