[Ubuntu-BR] ubuntu server dell com raid 1

Terça Junho 30 18:49:39 UTC 2009

Oi Flávio,

2009/6/30 Flávio Alexandre <falexandre.reis.listas em gmail.com>

> Olá pessoal !!!
> Boa tarde
> Preciso da experiencia de vocês.
> Compramos um servidor DELL aqui na empresa para usar como servidor web e de
> banco de dados.
> Ele tem 3 hd's
> 01 250 sata
> 02 500 sata
> sendo que os 2 ultimos estão em Raid 1 ( fazendo espelhamento ) com a
> controladora RAID.
> Porem tive uma dúvida quando fui instalar...
> [...]

Cara faz um tempão que estudei e configurei um raid (nos tempos do Windows
ainda). Pelo que sei, espelhamento não aumenta a quantidade de espaço
disponível (na verdade até diminuiria), pois um hd é o espelho do outro.
Parece que tu tens o reconhecimento de um hd 250 em sda e de um raid 0 de
dois hds, totalizando 999,1 no device sdb. No meu entender tu terias que ter
o sda em 250 (sem raid, ou melhor raid 0 de um array de tamanho 1) e o sdb
de 500 (com raid 0 de um array de tamanho 2).

> A pergutna é, tenho que configurar o raid via software tb ?

No Windows Server a gente fazia isso no aplicativo da controladora, no boot,
e dentro do windows, depois de instalar trocentos setups ficava visível uma
unidade (D: E: F: etc.) que correspondia ao raid. No Linux eu não sei, pois
no pinguim sou usuário desktop.

> Desde jáagradeços a todos
>
> att
>
> Flávio

Não é isso? Se falei bobagem, desconsidera, ok?

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.