[Ubuntu-BR] ubuntu server dell com raid 1

Tiago Dib tiagodib em gmail.com
Terça Junho 30 22:34:58 UTC 2009

Em Ter, 2009-06-30 às 15:49 -0300, Andre Cavalcante escreveu:
> Oi Flávio,

> Cara faz um tempão que estudei e configurei um raid (nos tempos do Windows
> ainda). Pelo que sei, espelhamento não aumenta a quantidade de espaço
> disponível (na verdade até diminuiria), pois um hd é o espelho do outro.
> Parece que tu tens o reconhecimento de um hd 250 em sda e de um raid 0 de
> dois hds, totalizando 999,1 no device sdb. No meu entender tu terias que ter
> o sda em 250 (sem raid, ou melhor raid 0 de um array de tamanho 1) e o sdb
> de 500 (com raid 0 de um array de tamanho 2).

> [...]

Seu equipamento veio configurado de fábrica com Raid0. Como o raid é
feito por meio físico, ou seja, placa controladora, não precisa fazer
nada no raid. E não apague as partições que ele criou não pois lá contém
informações do seu raid.

No dell quando você liga ele, te da uma opção de entrar no software da
controladora, lá você faz os arrays, configura a sincronia e verifica o
status. No linux não precisa fazer nada.