[Ubuntu-BR] ubuntu x kubuntu (diferença)

Sábado Junho 13 12:12:56 UTC 2009

2009/6/12 rodrigo brito lira <rodrigobl25 em hotmail.com>

> Realmente a grande diferença é apenas essa kubuntu vem com o kde e ubuntu
> com o gnome, mas se você quiser instalar o kde no ubuntu você pode com o
> seguinte comando #apt-get install kde, dai vai em sistema > administração >
> janela de inicio de sessão e coloca o kde como padrão, pronto você esta com
> o kde.

Mais ou menos.
É claro que a principal diferença é o fato de você ter KDE no KUbuntu e
Gnome no Ubuntu, mas com isso você insere um monte de diferenças que são
marcantes. Gerenciador Adept no lugar do Synaptic, por exemplo. O
gerenciamento de hardware acaba sendo via as interfaces do KDE, em especial
impressora. A navegação de pastas com o Dolphin é um tanto diferente do
Nautilus e por aí vai. No fundo é mais uma questão de gosto usar KDE ou
Gnome, mas você acaba se apegando de tal forma que acha estranho certas
coisas estarem em lugar diferente e coisas que são fáceis de fazer no KDE
acabam sendo complicadas no gnome e virce-versa. Em geral os programas (e aí
vai a lista de pacotes) que você vai instalar serão, no KDE, com base em qt
e no Gnome em GTK. Isso quer dizer que muitos atividades corriqueiras vão
ser realizadas por programas diferente, com interfaces diferente e, às
vezes, por conceitos diferente e, por isso, é bom ter em mente essas
<ironia>sutis</ironia> diferenças.
No meu entender são realmente duas distros diferentes, que até podem
conviver juntas (realmente nada impede você de instalar o gnome no KUbuntu e
o Kde no Ubuntu), mas são diferentes.

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.