[Ubuntu-BR] nettiquette para todos

Milton Bender Júnior milton.ubuntu em gmail.com
Sexta Junho 5 10:53:38 UTC 2009

2009/6/4 Victor Mendonça <victorbrca em yahoo.ca>:

> Eu não concordo com o bottom posting. Você precisar navegar até o final
> do email para ler uma mensagem quando eu poderia simplesmente abrir o
> email, ler e resonder.

  Olha, eu costumo sempre ir até o final da mensagem e ler antes de
responder. :)

  Tenho o hábito também de fazer um "quote" das mensagens, o que acaba
deixando meio que parecido com um FAQ. Quando parágrafos são muito
grandes também, eu costumo colocar um [...] e deixo só a idéia
principal. Acho que facilita para quem vai ler depois de mim. E me
facilita também quando foi feito anteriormente.

> Quais são os benefícios?

  Eu acho melhor porque é a forma que as pessoas costumam se comunicar
e/ou ler, ou seja, sempre existem perguntas e respostas nessa forma
primeiro uma pergunta depois uma (ou várias) resposta(s). É uma
opinião pessoal minha, mas se pego uma thread que está tudo com bottom
posting acho muito mais fácil de ler. De qualquer maneira acho que
isso é um pouco questão de gosto pessoal. Um dos maiores problemas,
que não é extamente do top posting mas normalmente é ligado a quem usa
o top posting é que as pessoas não retiram algumas partes inúteis de
mensagens. Com o bottom posting pelo menos a pessoa se vê obrigada a
dar uma "geral" no e-mail que está respondendo antes de responder,
acaba facilitando para tirar partes inúteis do e-mail. Já vi cada
e-mail gigante com um monte de coisa repetida e/ou aquelas linhas
finais do Hotmail, Yahoo, etc. repetidas milhões de vezes que fica até
difícil do cara achar a parte do texto que interessa. :) Sem contar
textos repetidos ou com milhões de linhas entre parágrafos porque
alguém usou formatação HTML depois alguém fez com texto puro aí ficou
uns lixos no meio, etc. etc. etc.

  Sei lá, vai de cada um mas eu sou e sempre fui adepto do bottom
posting com quote de mensagens. Acho muito mais organizado mas,
enfim... :)

  É só minha opinião...

  Agora... dá uma olhada aí em cima, ficou ou não ficou organizado? :P

  Abraço.

--
Milton Bender Jr.
milton.ubuntu[em]gmail.com