[Ubuntu-BR] nettiquette para todos

Allan Carvalho allan em ceb.unicamp.br
Quinta Junho 4 19:01:55 UTC 2009

Victor Mendonça escreveu:
> Desculpa, mas eu continuo sem entender o porque seria melhor responder
> no final do email ao invés de no começo.
>
> Vamor dizer que alguém faz uma pergunta, você reponde o email dele e eu
> também respondo. Agora nós temos um email inicial e uma biforcação de
> mensagem porque nós dois repondemos o email dele, ao invés de um
> reponder o email dele e depois o outro adicionar. Coisas desse tipo você
> não têm como controlar por cause de network lag.
>
> Quanto ao histórico do thread, digamos que alguém quira acompahar o
> histórico desde o começo. Qual seria a diferença de ler o email de baixo
> [...]
Seu reply por exemplo ficou maior que a visualização da minha tela, eu
tive que correr até o final da sua mensagem, se tivesse outra mensagem
maior do que a sua antes, eu teria que correr até o final de novo e
depois subir.
Como eu disse, se você estiver somente enviando uma resposta para seu
amigo, o melhor realmente é em top-posting, por esta razão que clientes
de e-mail convencionais utilizam o top-posting, pois a grande maioria
dos e-mails que transitam na internet são apenas respostas entre duas
pessoas, só que em listas de discussão isto é muito cansativo.
Não sou nenhum guru de linux, mas faço parte de mais três listas além
dessa, e sempre me dispus à responder quem precisa de ajuda, de uns
tempos pra cá, estou costumando descartar as mensagens com top-posting,
pois , certas vezes, recebo as mensagens já respondidas depois, e ler em
que pé tá a dúvida do usuário de cima pra baixo, depois de um dia de
trabalho inteiro na frente do computador, é querer demais do meu cérebro
e dos meus olhos.
Teve uma vez em uma outra lista, que um dos moderadores, bastante
arrogante diga-se de passagem, respondeu uma pergunta semelhante à sua
da seguinte maneira:
"Quando você for prestar um concurso público, e suas respostas estiverem
acima da pergunta, você levará um zero sem direito à recurso...".
Não quero, forçar você a fazer algo que não quer, mas ao mesmo tempo,
reservo-me ao direito de descartar as mensagens que não me agradam,
podem ser top-posting, ou com assuntos genéricos (olá, ajuda, socorro),
ou mensagens que caracterizam o "Assassinato da língua portuguesa".
Infelizmente, no meu querido Thunderbird (onde o padrão é o bottom
posting), não há filtro pra isso, caso contrário, já estaria ativo há
muito tempo.

--
Atenciosamente,
Allan Carvalho

"Para as lagartixas só posso dizer: treine muito e vire um calango, e continue admirando os crocodilos."

"O MS Office não consegue ler os arquivos salvos em formato OpenOffice, já o OpenOffice consegue ler os arquivos salvos em formato MS Office, o engraçado disso é que é o OpenOffice que não presta..."