[Ubuntu-BR] dúvida sobre vpn

Terça Abril 21 10:42:03 UTC 2009

2009/4/20 Erasmo José Pereira de Oliveira <erasmojpo em gmail.com>:
> Xisberto ela pede sim o uso do certificado, agora minha dúvida é se o
> gerenciador do servidor tem uma "porta aberta" para acessar as informações
> pessoais contidas em minha máquina pelo fato de eu usar VPN

Bom, aí depende.

Se além do VPN a empresa te empurrar um spy ela tem acesso ao teu
computador. Aconteceu com o meu sogro: ele é representante comercial e
teve que usar uma VPN, mas além disso eles fizeram ele instalar o
LogmeIn - resultado, a empresa acessava o computador dele praticamente
quando bem entendia. A justificativa: fazer as atualizações e
manutenção do sistema deles nos computadores dos representante que não
necessariamente teria pessoal qualificado para isso. É horrível essa
situação. Mas isso era no Windows. No Linux nunca vi algo parecido
acontecer.

André Cavalcante
Porto Alegre, RS.
Ubuntu User number # 24370