[Ubuntu-BR] Como alterar o ponto de montagem no arquivo "/etc/fstab"?

Klaus Jurgen Friedrich klausjf em ymail.com
Segunda Junho 23 21:27:22 UTC 2008

Como alterar o ponto de montagem no arquivo /etc/fstab?

Eu alterei o ponto de montagem no arquivo de configuração /etc/fstab assim:

Ponto de montagem anterior, /media/Disk.
# /dev/sda1
UUID=84fd08c1-123a-4ed8-ab23-f8514c7dbcf5   /media/disk    ext3    defaults,umask=007,gid=46   0    0

Ponto de montagem depois da alteracao, /mnt/sda1.
# /dev/sda1
UUID=84fd08c1-123a-4ed8-ab23-f8514c7dbcf5   /mnt/sda1    ext3    users,defaults,umask=007,gid=46   0    0

Obs: A alteracao no ponto de mopntagem foi feito como usuario root,
alem da alteracao no ponto e montagem, acrecentado a opcao: "users",
com a finalidade de poder ler e gravar na partiçao como usuario comum.

Eu criei o diretorio em /mnt/sda1, como usuario root.

O problema é que depois da alteracao no ponto de montagem,
desapareceu o icone de atalho para a particao /dev/sda1 em
"Locais > Computador".  Para solucionar o problema gerei uma nova
"UUID" com o comando:

# uuidgen /dev/sda1
ffe04c77-0795-4c44-85d0-87156815bbc6

Apos obter o novo numero UUID
(ffe04c77-0795-4c44-85d0-87156815bbc6), substitui o numero UUID no
arquivo /etc/fstab, (como usuario root) alem de criar o atalho no
diretorio "/dev/disk/by-uuid" com o novo numero UUID apontando para o
"dispositivo /dev/sda1" (feito como usuario root).

Apos a alteracao no arquivo /etc/fstab, ele ficou assim:

# /dev/sda1
UUID=ffe04c77-0795-4c44-85d0-87156815bbc6   /mnt/sda1    ext3    users,defaults,umask=007,gid=46   0    0

Obs: A particao /dev/sda1, volto a montar em /media/Disk, apesar do
arquivo "/etc/fstab", indicar como ponto de montagem o diretorio
"/mnt/sda1", alem de pedir a senha de root para acessar a particao,
apesar de ter incluido a opcao: "users", que parece nao ter tido efeito.

Parece que no Ubuntu o ponto de montagem e a permicao de acesso a particao sao determinado pelo UUID e o arquivo de configuracao
/etc/fstab so funciona o UUID, despresando todas as outras
Configuracoes realizadas no arquivo  /etc/fstab.

Olhem o esperimento que realizei:

$ sudo su

# mcedit /etc/fstab

Observem que so deixei o UUID da particao, salvei as configuracoes e reiniciei o computador:

# /dev/sda1
UUID=ffe04c77-0795-4c44-85d0-87156815bbc6

Agora nao desapareceu o icone de atalho para a particao /dev/sda1, em
"Locais  > Computador" porque eu gerei o novo UUID para a particao e
nem alterou o ponto de montagem feito pelo instalador do Ubuntu ou
seja "/media/Disk", apesar de que na instalacao eu indiquei o ponto de
montagem para o diretorio "/mnt/sda1", demostrando que as opcoes e o
ponto de montagem indicados no arquivo de configuracao /etc/fstab nao
tem nenhuma finalidade e o que determina o ponto de montagem e as
permicoes de acesso as particoes sao os UUIDs.

Eu uso o Ubuntu 7.10, talvez isso seja um bug da versao.

Se alguem souber como configurar o UUID da particao para alterar
o ponto de montagem e as opcoes e puder me dar uma ajuda, desde ja eu
agradeco.