[Ubuntu-BR] Como alterar o ponto de montagem no arquivo "/etc/fstab"?

Xisberto xisberto em gmail.com
Terça Junho 24 13:02:55 UTC 2008

> Agora nao desapareceu o icone de atalho para a particao /dev/sda1, em
> "Locais  > Computador" porque eu gerei o novo UUID para a particao e
> nem alterou o ponto de montagem feito pelo instalador do Ubuntu ou
> seja "/media/Disk", apesar de que na instalacao eu indiquei o ponto de
> montagem para o diretorio "/mnt/sda1", demostrando que as opcoes e o
> ponto de montagem indicados no arquivo de configuracao /etc/fstab nao
> tem nenhuma finalidade e o que determina o ponto de montagem e as
> permicoes de acesso as particoes sao os UUIDs.

> [...]

Nada a ver com bug da versão. É só uma mistura de coisas específicas do
Ubuntu com coisas do nautilus para facilitar a vida.

Como já discutido aqui na lista ontem, o diretório /media é usado para
montar dispositivos removíveis, enquanto o /mnt é usado para montagens mais
genéricas.

No caso do nautilus, ele mostra no Locais > Computador mas mídias
removíveis. Daí o Ubuntu configura que as partições que você não define como
parte do sistema (/usr, ou /home...) são montadas no /media para aparecerem
lá no nautilus.

Quando você configura o seu fstab para montar a partição fora do /media, o
sistema como um todo passa a encarar esta partição como parte da árvore de
diretórios, e não mais como um dispositivo que possa ser removido.

Se é pelo atalho, você pode usar os marcadores do nautilus, que funcionam
como "favoritos" e ficam a um clique a menos de distância no menu Locais
(por exemplo, seria Locais > sda1).

--
Humberto Xis
xisberto em gmail.com