[Ubuntu-BR] OFF: Processadores

Bruno Correia bcorreia em gmail.com
Domingo Junho 1 02:43:26 UTC 2008

Bom, é tudo relativo, mobilidade nem sempre quer dizer bateria, algumas
pessoas simplismente querem poder transportar o seu equipamento de um
lado para o outro, sem a necessidade de usar o equipamento durante o
deslocamento, e preferem ter um equipamento com melhor custo/benefício,
até por que se o usuário pretende ter bastente tempo de uso na bateria,
de boa, não vai comprar nenhum notebook de baixo custo. No mercado nem
sempre um equipamento de baixo custo é a melhor solução, a maioria
desses equipamentos mesmo tendo uma IGP simples com um processador com
gerenciamento de energia avançado consegue umas 3 ~ 3:30 de duração de
bateria, sendo que alguns não chegam a suportar 2:30 de trabalho na
bateria, enquanto um equipamento com bateria de longa duração pode ter o
quase o dobro de duração de uso na bateria que um sistema desses,
exemplo? O Vostro 1400, com uma bateria dessas (85w/hr) consegue
trabalhar na bateria durante 5:30 ~ 6:00 horas mesmo tendo uma 8400GS,
chega a quase 8 horas no modelo com IGP Intel com WIFI e BT desativados
e clock e luminosidade travados no mínimo,  e se não fosse pelo incêndio
da fabrica de baterias na Koreia, um up de bateria custaria menos de 30
reais (ok, um Vostro custa 2k, mas....), ainda mais porque o Celeron
*não possui EIST *(gerenciamento avançado de energia), fazendo o
controle de energia seja feito por Duty Cicle, logo, longa duração de
bateria e equipamento com processador Celeron são coisas que combinam muito.

O melhor mesmo é o usuário levar em consideração todos os fatores antes
da compra, nem sempre o equipamento mais barato é a melhor opção, é bom
levar em consideração todos os fatores, e configurações como  memória,
HD e até processador, que são componentes passíveis de upgrade, mas
vídeo não, o processador apesar de poder ser trocado na maioria dos
equiapmentos, é legal considerar logo a compra de um modelo com
processador dual core, já que a tendência do mercado é processadores de
um único core sairem do mercado, e um note com processador multi core
deverá ter usabilidade melhor por um tempo maior, mesmo sendo possível o
up, é meio chato ficar com um componente parado por não ter onde
colocar, e processadores como Celeron e Sempron não tem um mercado muito
bom para revenda e se levar em conta que um note com configurações
básicas está custando em média R$1300, e existe note com um processador
Dual core, uma Placa de vídeo Discreta e a bateria com duração próxima a
de um modelo mais simples se o usuário souber "tunar" o consumo custando
300 e poucos reais a mais, bom pelo menos a minha impressão é que é um
ótimo Custo/Benefício.

Outro fator, a maioria desses equipamentos de baixo custo também sofrem
de um suporte técnico bom, peças de reposição são componentes difíceis
de se achar, achar uma bateria nova para um equipamento desses também é
difícil pacas, por isso é bom se levar tudo em consideração,
equipamentos da Dell e da Lenovo são caros, mas ambas as empresas são as
únicas que oferecem garantia Onsite, sendo padrão da Lenovo 3 anos de
garantia para os Thinkpads, enquando na Dell isso é opicional assim como
o Total Care, logo se um usuário quer se sentir seguro de problemas com
os equipamentos, um equipamento mais caro como esses é o melhor C/B.

E não é porque um equipamento não tem uma duração muito grande nas
baterias que o dono deve desistir de sua compra e partir para um
desktop, se fosse assim o mercado de DTRs seria nulo, mas tem muitas
pessoas que comprar esses equipamentos, mesmo subnotebooks como os Eee,
que tem o hardware com baixo consumo elétrico, com processador ULV e
tela pequena, que gastam pouco, tem modelos que possuem uma duração
pequena de bateria, alguns modelos com duração de 2:30, seguindo a
lógica da pouca bateria seria melhor partir pra um desktop.

Abraço,

Bruno