[Ubuntu-BR] gnome não iniciando - sistema de arquivos somente leitura.

MiLTòiN miltoin em gmail.com
Quarta Julho 30 15:16:32 UTC 2008

olá.

eis meu problema!

Aparece a tela de carregando o ubuntu, com a barra de progresso. após
o fim da barra de progresso que dá pau e não inicia o login gráfico.
aparece uma mensagem mais ou menos assim:
NÃO PUDE INICIAR O X ... DEVIDO A UM ERRO INTERNO. VERIFIQUE SYSLOG...

loguei e dei um startx.

ubuntu-laptop em miltoin$ startx
mktemp: cannot create temp file /temp/serverauth.jxwKp5301: Read-only
file system

/usr/bin/startx: line 139: impossível criar arquivo temporário para
documento aqui: sistema de arquivos somente leitura

xauth: error locking authority file /home/miltoin/.Xauthority

/usr/bin/startx: line 151: impossível criar arquivo temporário para
documento aqui: sistema de arquivos somente leitura

Fatal server error:

Could not create lock file in /tmp/.tx0-lock

giving up

xinit: No such file or directory (errno2): unable to conect to X server
xinit: No such process (errno3): Server error.
xauth: error in locking authority file /home/miltoin/.Xauthority

ié isso.

talvez haja algum erro aí, pois copiei na mão.

depois de ler o que está aí em cima o que me ocorre é que eu devo ter
feito alguma ca$Y#@gada ao editar o fstab hoje a tarde, quando tentava
definir os parâmetros para uma partição do hd.

tenho meu hd dividido em quatro partes: sda1, 5GB, windows. sda2,
17GB, ubuntu, sda3, 17 GB, vazio ext3, sda4, 1GB, swap.

editei meu fstab para tentar montar a partição sda3 com permissão para
qualquer usuário ler e escrever, pois ao tentar criar um dvd com o
devede faltou espaço em minha sda2. se editei algo no sda2 foi por
descuido.

____

tentei ainda editar meu fstab na mão, mas quando fui tentar salvar
aparecia a mensagem: não foi possível salvar SISTEMA DE ARQUIVOS
SOMENTE LEITURA.

isso tá começando a me assustar.

não quero formatar meu pc denovo, quero conseguir resolver os
problemas (e tentar não mais causar eles).

abraço.