[Ubuntu-BR] gnome não iniciando - sistema de arquivos somente leitura.

Zandre Bran zandrebran em gmail.com
Quarta Julho 30 17:31:59 UTC 2008

2008/7/30 MiLTòiN <miltoin em gmail.com>:
> olá.

    Ôlas MiLTòiN.

>[...]
> NÃO PUDE INICIAR O X ... DEVIDO A UM ERRO INTERNO. VERIFIQUE SYSLOG...

    Então, verificou o syslog?

$ tail -20 /var/log/syslog

> loguei e dei um startx.
>
> ubuntu-laptop em miltoin$ startx
> mktemp: cannot create temp file /temp/serverauth.jxwKp5301: Read-only
> file system
>[...]
> depois de ler o que está aí em cima o que me ocorre é que eu devo ter
> feito alguma ca$Y#@gada ao editar o fstab hoje a tarde, quando tentava
> definir os parâmetros para uma partição do hd.

    Sim, a montagem está como somente leitura. Pode tentar remontar
para escrita e desfazer as mudanças no seu /etc/fstab. Tem cópia de
segurança, certo?

$sudo mount -o remount -w /

    Caso a remontagem não tenha resultado, pode entrar no modo de
recuperação, no Grub tem está opção, e desfazer a ca$Y#@gada.

    Ou caso tenha também feito ca$Y#@gada e não tenha mais está opção,
edite a linha de boot acrescentando 'single' no lugar do 'splash'.

>[...]
> isso tá começando a me assustar.

    Buuuuu :)

> abraço.