[Ubuntu-BR] Taxas de transferências

Andre Cavalcante andrecavalcante em ufam.edu.br
Domingo Julho 20 19:39:54 UTC 2008

Oi Ivan. Acho que o link deveria ser para a outra thread, não?

Oi Luiz. Fiz as contas em termos da teoria de redes. Procura na Net que você
vai ver que o pessoal usa em torno de 70% de utilização da Ethernet. E isso
é teórico, o prático normalmente é um pouco menor. 100Mbits/8bits =
12,5Mbytes; 12,5Mbytes*70%=8,75Mbytes/s. Com certeza é muito menos que a
capacidade do disco, apesar de o disco acabar por influenciar na rede
(lembrar que o sistema NÃO é de tempo real, logo se ele está fazendo disco
não vai fazer rede e isso gera um gap na utilização da rede). Então o fato
de você reportar 7,1MBytes/s não é tão ruim. Concordo que poderia ser
melhor. Como a taxa do disco é maior que a da rede, no caso de uma cópia,  a
taxa de utilização de disco naquele momento será a da rede.

Agora o problema da diferença de leitura em disco no windows e no linux não
saberia te explicar. Pode ser que o windows esteja fazendo um cache em RAM e
está contabilizando como i/o em disco o que na verdade é em RAM. Digo isso
porque o valor do i/o em cache do linux é semelhante ao do windows (pelo
quadro que você mostrou). Outra coisa, sempre que você rodar vai ter um
valor diferente. Para uma medida mais confiável deveria ser utilizado o
mesmo programa de análise (benchmark) tanto num sistema quanto no outro e na
mesma máquina, ou seja, cê teria que rodar nas duas máquinas linux-linux,
linux-windows, windows-linux e windows-windows para que a gente chegasse a
alguma conclusão a cerca de performace. Naturalmente que o windows DEVE
apresentar uma performance melhor na média, uma vez que há muita gente
trabalhando neste tipo de coisa nas diversas aplicações windows enquanto que
no linux, fora o kernel, acaba tendo menos gente (graças a Deus a coisa tá
mudando, a comunidade tá aumentando e mais programadores pagos estão
ajudando o open source e coisa tal. É complicado, por exemplo, fazer o gnome
ou mesmo kde tão performático quanto ao UI do windows (claro admitindo-se o
mesmo conjunto de funcionalidades e coisa e tal - não vale comparar muito
com o Vista, porque este tá muito problemático). Outro exemplo, o Java da
SUN é mais performático que no linux, assumido pela própria Sun. Mas isso é
uma outra discussão.

Espero ter ajudado em algo. Acho que não, mas...

André Cavalcante