[Ubuntu-BR] crescimento estranho do espaço no hd

Sergio F Lima listas em sergioflima.pro.br
Segunda Maio 7 08:50:30 UTC 2007

José Geraldo Gouvêa escreveu:

> Deixa eu ver se eu entendi, não é o ESPAÇO que está aumentando, é o
> ESPAÇO EM USO. OK?

Isso mesmo! Me expressei mal :-(

> Sugiro que você comece analisando seu tráfego de rede. Para ver se
> existe algum download em andamento. Existem duas maneiras de ver isso,
> mas a melhor é através do applet "Monitor de Rede" (se vc usa o Gnome).
> Caso haja algum tráfego de rede, é possível que você tenha começado um
> download sem perceber ---

Downloads seriam baicados na pasta /home certo? Minha home está em outra
partição e o espaço nela não está aumentando (patologicamente!) somente
o espaço na partição / !
> ou então é possível que esse download tenha
> sido iniciado, em segundo plano, por um applet malicioso da internet. Se
> você já fechou o navegador, verifique no "Monitor do Sistema" se ele
> continua sendo executado. Se estiver, mate-o e veja se o tráfego de rede
> pára.

Vou checar isto!
> Se não houver tráfego de rede, analise os processos que estão rodando e
> veja se há algum suspeito. Em último caso, instale o chkrootkit ou o
> rkhunter e verifique se seu computador não foi tomado por um rootkit.
>
> Vale lembrar que estas duas hipóteses são bastante remotas, mas devido
> ao risco envolvido recomendei que vc começasse por elas.
>
> Se você se certificar de que NÃO É nada disso, então vamos analisar
> algumas outras fontes de consumo de espaço:
>
> * TeX = Você usa TeX?

Uso sim!
> Se usa (TeX, LyX, TeXmacs, TeXmaker, Winefish,
> KLaT, etc.), saiba que cada vez que você vê um arquivo DVI o TeX compila
> as fontes em disco (arquivos .pk).

Onde ele guarda estes arquivos?

> * Cache de internet = Dependendo de como você configurou o seu navegador
> de internet ele pode estar guardando imagens, planos de fundos, html,
> scripts, css, Flash, etc. em algum lugar do disco rígido (seu /home, no
> caso do mozilla e semelhantes)

Este já estou descartando, pois a /home está normal!

É o desespero :-(

Obrigado pelas sugestões!

[]'s
Sérgio F. Lima