[Ubuntu-BR] crescimento estranho do espaço no hd

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Segunda Maio 7 02:01:30 UTC 2007

Sergio F Lima escreveu:
> Olá a todos!
>
> Neu hd está sofrendo um aumento misterioso de espaço de uso...algo na
> taxa de 0,1 MB por hora!

Deixa eu ver se eu entendi, não é o ESPAÇO que está aumentando, é o
ESPAÇO EM USO. OK?

> Já chequei o var/log e lá tudo está normal!  Qual outro diretório
> deveria observar?
>
> []'s

Sugiro que você comece analisando seu tráfego de rede. Para ver se
existe algum download em andamento. Existem duas maneiras de ver isso,
mas a melhor é através do applet "Monitor de Rede" (se vc usa o Gnome).
Caso haja algum tráfego de rede, é possível que você tenha começado um
download sem perceber --- ou então é possível que esse download tenha
sido iniciado, em segundo plano, por um applet malicioso da internet. Se
você já fechou o navegador, verifique no "Monitor do Sistema" se ele
continua sendo executado. Se estiver, mate-o e veja se o tráfego de rede
pára.

Se não houver tráfego de rede, analise os processos que estão rodando e
veja se há algum suspeito. Em último caso, instale o chkrootkit ou o
rkhunter e verifique se seu computador não foi tomado por um rootkit.

Vale lembrar que estas duas hipóteses são bastante remotas, mas devido
ao risco envolvido recomendei que vc começasse por elas.

Se você se certificar de que NÃO É nada disso, então vamos analisar
algumas outras fontes de consumo de espaço:

* TeX = Você usa TeX? Se usa (TeX, LyX, TeXmacs, TeXmaker, Winefish,
KLaT, etc.), saiba que cada vez que você vê um arquivo DVI o TeX compila
as fontes em disco (arquivos .pk).
* Cache de internet = Dependendo de como você configurou o seu navegador
de internet ele pode estar guardando imagens, planos de fundos, html,
scripts, css, Flash, etc. em algum lugar do disco rígido (seu /home, no
caso do mozilla e semelhantes)
* Journal = sistemas de arquivo com journalling (JFS, XFS, ext3, reiser)
geram índice de disco e ocupam certo espaço.

Caso eu tenha entendido mal e o ESPAÇO DISPONÍVEL esteja aumentando, não
tenho a mínima idéia.

José Geraldo

P.S. Você não foi claro ao expor seu problema.