[Ubuntu-BR] crescimento estranho do espaço no hd

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Segunda Maio 7 13:11:20 UTC 2007

Sergio F Lima escreveu:
> Uso sim!

> Onde ele guarda estes arquivos?

Depende da distribuição.

O teTeX guardava em /var/lib/texmf. O TeXlive 2005 guardava em
/etc/texmf/cache (argh!). Agora estou usando o TeXlive 2007 e ainda não
percebi onde ele guarda (talvez porque estou usando apenas fontes
PostScript, que não precisam ser compiladas...), mas desconfio que seja
em /usr/local/share/texmf/. De qualquer modo, é na partição /.

Eu suspeitei do TeX porque o uso intensivo dele costuma gerar um aumento
de espaço. Mas depois que eu pensei melhor, se fosse o TeX aumentaria
mais que 100KB por hora, daria cerca de 5MB por hora, somente até ele
ter compilado as fontes METAFONT em todos os tamanhos. No total ele
usaria uns 70MB. Mas isso só ocorreria se você instalasse o sistema
limpo e começasse a usar seguidamente o xdvi para ver diversos arquivos
compilados com fontes METAFONT.

Sugiro que você considere mais a possibilidade de ser o arquivo journal.

José Geraldo