[Ubuntu-BR] Licença GPL

Olival Gomes Barboza Júnior olival.junior em gmail.com
Terça Abril 10 22:26:47 UTC 2007

On 4/10/07, Zandre Bran <zandrebran em gmail.com> wrote:

>     Aqui discordo. Pode-se em nova versão dizer que está licença não é
> mais gpl. O código é teu e vc pode licencia-lo da forma que quiser. O
> que não se pode é uma mesma versão mudar o licenciamento, mas por uma
> questão de credibilidade.

É isso aí. O detentor dos direitos autorais pode fazer o q bem entender.

Por outro lado, nada impede um fork caso o autor licencie seu trabalho em
condições pouco favoráveis.

>     Outra, pode-se fazer o codigo sobre gpl e o executável não (veja
> xchat). Existem diversas formas de fazer isto. Existem 4 pilares de
> liberdade para o GPL, vc pode seguir todos ou alguns.

Cara, isso gerou muita controvérsia. Há quem defenda isso (do executável e
do fonte serem coisas distintas, com licenciamento distinto), mas tbém há
quem defenda q o programa é uma coisa só. O executável pode ser considerado
apenas uma "transcrição" para linguagem de máquina, digamos assim. Eu,
particularmente, sempre fui por essa última linha, até pq qdo vc aprende a
escrever um compilador isso fica bem claro. E se vc ler a GPL verá q ela
fala apenas do "programa", sem distinguir se é executável ou fonte. Programa
é programa e pronto. Mas, como eu disse antes, inventa-se muita coisa em
cima disso.

[ ]s,

olival.junior