[Ubuntu-BR] [Fwd: Re: o jogo está virando...]

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Segunda Abril 2 15:21:40 UTC 2007

Andre Cavalcante escreveu:
> Caro Antônio, sou um usuário de Windows e Linux há vários anos. Me diz aí
> qual foi a versão do Windows que você, a partir da instalação já podia fazer
> tudo isso que você colocou aí, isto é, ver filmes independente do codec,
> houvir música, independente do formato, acessar o banco sem antes ter que
> baixar uns 20M de pacotes de proteção para o navegador etc. etc. etc.

Windows XP "Pirated Edition"
> Sinceramente, as pessoas falam isso e realmente isso ocorre com o Windows
> porque simplesmente as pessoas estão pirateando tudo, não é só o SO. Nas
> minhas contas, no custo do Software, o mais barato é o SO. Se você quiser
> ver um vídeo de qualidade no Windows Mídia, vai ter que baixar os codecs
> certos, da mesma forma que no Linux. A diferença que num você vai ter que
> pagar e no outro não. Ah! é claro que você pode piratear a última versão do
> DIVx e do AudioCreator e aí vai ter instalado todos os codecs que precisa,
> mas aí não cola.

Esse é o problema. A cultura da pirataria nos retira, muitas vezes, os
argumentos a favor do software livre. Em países onde as pessoas têm de
comprar os programas o SL fica mais atraente. Eu sempre ouvi dizer que a
MS tolerava a pirataria por indivíduos porque através dela a MS consegue
roubar espaço da concorrência. Taí um exemplo: pessoas sem noção acabam
achando que o Windows é 100% só porque estão acostumados a recebê-lo
pré-instalado e pré-configurado com tudo pirata.
> [...]
> versão do Windows que me permite usar Java, já a partir da instalação? Qual
> a versão do Windows que me permite ver Flash (a versão recente, claro) a
> partir da instalação? Ver e-books ou pdfs? Ouvir e GRAVAR música em mp3?
> Editar um .doc? Fazer um planilha decente? Fazer uma apresentação decente?
> Muitos falam do suporte ao hardware. Que distro Windows consegue enxergar os
> computadores mais modernos a partir da instalação? Normalmente tenho que
> instalar trocentos drivers depois da instalação. Agora quando é no Linux
> todo mundo reclama. Que coisa! Isso não é ser JUSTO!

"A única pessoa mais estúpida do que alguém que acha que sabe tudo é
aquela que discute com ela." -- Alberto Dualibi.

É por isso que certos "argumentos" precisam ficar sem resposta. Se
ficarmos respondendo a cada colocação absurda que aparecer no mundo,
vamos gastar tempo precioso reexplicando porque a roda roda.
> Com uma distro Linux, tipo Ubuntu, eu consigo fazer 80% disso, inclusive
> detectar um bocado dos hardweres existentes, inclusive de note. Com Windows
> nem a metade disso.

O detalhe é que o "suporte" ao hardware do "Windows" na verdade depende
do CD fornecido pelo fabricante da placa mãe, contendo os drivers
necessários.
> Gleison, me diz qual é o suporte do Windows?  A Microsoft, seria a resposta
> mais coerente, certo? Você já ligou para eles alguma vez?
> Qual é o suporte do Windows pirata? O vizinho!

O melhor suporte é você aprender. Infelizmente ninguém quer aprender --
e nem pagar a quem sabe. Por isso as pessoas reclamam tanto do suporte
de informática. As pessoas gostariam que os computadores fossem como
liquidificadores, com um botão só que faz tudo e nunca deixa de funcionar.

José Geraldo,

se sentindo meio troll hoje.