[Ubuntu-BR] (OT) - linux deve royalties a microsoft???

Álvaro Justen [Turicas] alvarojusten em gmail.com
Quinta Novembro 23 00:28:30 UTC 2006

Olá,
Li duas coisas que não concordei.

1) Acredito que alguns softwares livres possam SIM estar infringindo
patentes de software da Microsoft nos EUA [nos EUA, não aqui no
Brasil!].
O problema NÃO se trata de COPIAR CÓDIGO da Microsoft, e sim de
IMPLEMENTAR IDÉIAS PATENTEADAS POR ELA.
Por exemplo: como muitos sabem, a Microsoft patenteou o clique duplo
nos EUA. Então, nos EUA [e apenas lá], QUALQUER OUTRO software que
tenha a mesma funcionalidade que essa patente descreve [no caso, o
clique duplo] terá que pagar royalties à Microsoft.
Repito: ninguém copia código-fonte da Microsoft [até porque não
acredito que queiram fazer isso :-P], o que Ballmer argumentou foi que
softwares livres implementaram funcionalidades que foram patenteadas
pela Microsoft [nos EUA].
Se a Microsoft, LÁ NOS EUA, quiser processar o pessoal do Gnome por
ele ter a funcionalidade de "clique duplo", acredito que eles
consigam.

2) O Linux PODE SIM ser VENDIDO! Ele está sob GPL e, como qualquer
outro software livre, alguém pode gravá-lo em um CD e vendê-lo.
Repetindo o que Richard Stallman sempre diz: Software livre não é
questão de cerveja grátis, e sim de liberdade. Se alguma empresa
quiser cobrar para distribuir o Linux [sim, o Linux, APENAS o kernel
de um sistema Unix-Like], ela PODERÁ SIM fazer isso, pois Linux é um
software livre como qualquer outro. Se as distribuições GNU/Linux
podem ter preços [e elas são, em quase - quase - sua totalidade,
feitas de software livre], por que o Linux não poderia ter preço?
Posso gravar CDs do Debian ou Ubuntu e cobrar R$10,00 por cada CD
desse, assim como posso gravar um outro CD contendo o binário do Linux
para i386 e cobrar mais R$10,00 por esse outro CD - e eu não estaria
violando as licenças desses softwares ao fazre isso! :-)

--
Abraços,
 Álvaro Justen [Turicas]