[Ubuntu-BR] Mount, particao vfat como /home

hamacker sirhamacker em vidy.com.br
Sexta Novembro 18 13:14:43 UTC 2005

Quando for particionar o linux, particione /, /home em particoes
separadas e /home com um tamanho pequeno apenas para conter os arquivos
de configuração pessoais. Deixe a vfat intacta se sua idéia é
compartilhar arquivos com o windows.

Depois de completar a instaçao, acrescente ao /etc/fstab a particao vfat
com a opcao users e umask=022 e monte em alguma pasta no /mnt.

Dentro do seu /home/usuario crie um link para o monto de montagem
ln -s /mnt/windows /home/fulano/meus_arquivos

Com isso voce mantem o sistema de permissoes que são necessários para
alguns aplicativos, e ainda mantem os arquivos compartilhados com o windows.

Mas tem tambem outra opção, está é a que eu faço em casa, minha esposa
usa o windows por causa de uma enciclopaedia, tenho que usar abrir
arquivos no meu /home usando o windows para não ter que dar boot e
entrar no linux, instalo o programa Ext2IFS que cria uma letra de drive
para meu /home, incluindo escrita e leitura. Acesso normalmente meus
arquivos, copio, renomeio, salvo, etc...

Para ficar ainda melhor, quando fiz a instalação tenho a particao
windows, partição / (root) e partição /home, agora posso experimentar
qualquer distribuição que meu /home ficará intacto e acessivel para o
windows.
Segurança ? Nenhuma, pois o /home fica disponivel no windows com
permissão total ao usuario windows, bom pelo menos é melhor que o vfat
que vira e mexe corrompe sozinho.

[]'s e boa sorte.