[Ubuntu-PT 9747] Re: Acesso remoto

Bruno Guerreiro bruno.jng gmail.com
Quarta-Feira, 17 de Outubro de 2012 - 14:53:09 UTC

Olá a todos,

Em tempos tive uma configuração de ubuntu+router+sapo.dynip que me
permitia aceder remotamente ao meus PC de qualquer local.
Agora o router que tenho não deixa fazer port forwarding, e por isso não
tenho esta solução a funcionar.

Na altura, os passos necessários eram:
1. Configurar o ubuntu para estar acessível por ssh, remote desktop
(VNC), ou NX Nomachine, testando de outro pc na mesma rede, em casa;
2. Aceder à area de cliente do sapo/meo, e configurar o serciço de IP
dinâmico, que permite usar um endereço tipo "orlando.dynip.sapo.pt" para
aceder ao router de qualquer ponto da net;
3. Configurar o router para fazer "port forwarding" de todos os pacotes
que chegarem ao porto do protocolo do SSH, remote desktop, ou NX, para o
IP do PC a que se pretende aceder.

Tutoriais ou forums na net:
https://help.ubuntu.com/community/VNC

Abraços,