[Ubuntu-PT 6024] Re: Asneiras no Magalhães

João Luís Marques Pinto joao.pinto getdeb.net
Sábado, 7 de Março de 2009 - 14:58:21 GMT

kimus wrote:
> Acho que esta notícias devia servir, não para a difamação, mas para um
> incentivo.
>
> http://aeiou.expresso.pt/o_festival_de_asneiras_do_magalhaes=f501580
>
> Esta notícia estoirou hoje em todas os telejornais!!
>

> Como é possível os responsáveis por colocar Linux, no caso a Caixa
> Mágica, num computador que iria ter tanta notoriedade na comunicação
> social, e mais importante, por parte das nossas crianças, não se terem
> dado ao trabalho de corrigir/verificar os erros de tradução??
>
> Já agora gostava de saber, se por parte da loco team do Ubuntu se por
> [...]

O único serviço que se espera das notícias é informar, a única coisa que
eu li na notícia são factos lamentáveis, sejam quais forem os responsáveis.

Acho triste que tão fácilmente se questione as equipas de tradução do
software livre, que como sabemos têm um trabalho, complexo, gigantesco e
mononótono, poucas vezes reconhecido, antes de se perguntar às empresas
que se acham capazes de participar num projecto desta
importância/visibilidade o que é que estas fazem para alem de "enfiar" o
dito software numa caixinha.

Espero que um problema desta gravidade venha apelar para a promoção do
software livre de forma mais responsável.

No que diz respeito às traduções seria desejável que um evento desta
natureza atraísse mais pessoas qualificadas para as equipas de
traduções, infelizmente duvido que isso venha a acontecer dada
exploração política que se faz da notícia.  Se a oportunidade é para
crítica política, preferia que no lugar da exigência de uma cabeça para
"rolar" fossem feitos apelos para que o governo investisse no apoio
transparente a equipas de tradução/desenvolvimento de software livre,
ainda mais que este passou a fazer parte de um produto/programa
governamental.

Atenciosamente,

--
João Luís Marques Pinto