[Ubuntu-PT 4607] Re: Partilha de impressora entre dois computadores ambos com o Ubuntu 8.04]

Jose Rocha jocaferro tux-linux.net
Quarta-Feira, 3 de Setembro de 2008 - 16:09:42 BST

2008/9/3 Miguel do Nascimento Costa <mncosta  inbox.com>

> Boa tarde José Rocha!
>
> Obrigado pela ajuda mas, ainda não consegui fazer a partilha.
>
> Vou explicar o que fiz e que não resultou:
>
> 1º - No computador onde está conectada a impressora fui a:
> Sistema-->Administração-->Impressão, em "Opções básicas de Servidor"
> habilitei "Partilhar impressoras publicadas ligadas a este sistema" e
> "Allow printing from the internet";

Penso que isto não resulta. Eu faço sempre do modo que indiquei embora tenha
conhecimento de alguns processos automáticos para este tipo de instalação.
Segundo vou lendo por aí estes processos geralmente dão errado.

> 4º - Nem tentei a opção CUPS sugerida pois  não sei como chegar até lá.

Do fim para o princípio. Habilitar o CUPS e configurar a impressora - basta
ir ao browser e escrever - *http://localhost:631
*
Vai aparecer um *menu
CUPS*<http://en.wikipedia.org/wiki/Common_Unix_Printing_System#CUPS_web-based_administration_interface>
(ver imagem lado direito) - onde é fácil configurar uma impressora ou mais
do que uma.  Anotar o IP da máquina e também o nome com que esta impressora
fica.

Lado cliente:
Ver o que disse anteriormente sendo que o IP e o nome da impressora serão os
da máquina anfitriã.
Atenção que poderão aparecer problemas no caso de estar uma firewall pelo
caminho. Neste caso, é necessário "libertar" a porta 631 caso não esteja.