[Ubuntu-PT 5506] Re: Filtragem dos emails na mailinglist

Jose Rocha jocaferro tux-linux.net
Domingo, 9 de Novembro de 2008 - 22:31:46 GMT

Eu disse que não respondia a mais nenhum mas não poderia deixar
escapar este.  :-)

2008/11/9 kimus <kimus  ubuntu-pt.org>:
> Olá,
>
> E esta conversa toda porque agora se converte o HTML para Texto ?!?!!?
> Fazia mais sentido antes... digo eu :-)

Era precisamente o antes a que eu me referia. Agora, já está muito
mais democrático.
Eu posso distrair-me e por descuido mandar em html sem ninguém me chatear.

> Agora fiquei a pensar, todos os livros (textuais) que existem devem
> estar todos mal porque não estão em HTML. :-D

Não querias dizer isso, pois não?
Se estavas posso-te desde já afirmar que as primeiras manifestações
"escritas" da humanidade foram precisamente umas figuras.
Para além disso o Homem sempre tentou outras formas de transmitir
conhecimento por outras formas que não "apenas-texto". Por esse motivo
a grande maioria dos livros recorrem de alguma forma a imagens, mapas,
equações, esquemas, etc. apenas para fugir da rigidez de
"apenas-texto"!
Assim de repente, assalta-me uma célebre frase - "Uma imagem vale mais
que mil palavras".
Acho que não preciso de ir mais longe, para desmontar o "apenas-texto"
dos livros...

> Logo não é uma questão de imposição ou proibição mas uma questão de
> escolha do melhor formato que permita a que mais pessoas o entendam e o
> possam descarregar mais facilmente.

Mas é que é apenas essa questão - imposição+proibição.
Não existe escolha.
Como se falava mais acima em educação é precisamente esse o ponto -
educar o pessoal.
Eu na maioria das vezes que escrevia para esta lista lembrava-me de
passar para "apenas-texto" mas de vez em quando lá me esquecia.
Chamaram-me a atenção e eu relembrei-me ainda melhor e penso que a
partir daí nunca mais falhei.
Educação é o ponto, e não existe qualquer tipo de educação à força.
Ainda vivi 15 anos no regime fascista e sei perfeitamente o que é
isso. Provavelmente muitos outros desta lista também sabem a que me
refiro.

> Todos os pro-HTML que não queiram entender estas questões de tamanho,
> incompatibilidades e ineficiência neste momento estão livres agora de
> enviar os emails em HTML. Mas de notar que estão, sem grandes vantagens,
> a enviar grandes quantidades de informação textual (HTML é texto também)
> que vai ser filtrada e estão a gastar a vossa banda, e muito pior, a dos
> servidores de email desnecessariamente.
>

> Espero que entendam estas questões e deixemos também, mesmo em texto, de
> gastar o espaço desta lista de discussão com estas discussões como se
> fosse um caso de vida e de morte.

kimus, eu em nenhuma altura disse que era pró nem contra html ou coisa
que o valha!
A única coisa que eu disse é que deveria existir poder de escolha e se
eu entendesse enviar em html muito bem. "Levava nas orelhas" até
aprender a enviar em modo texto (educação) mas tinha essa opção
(democracia) mesmo que posteriormente a não utilizasse (poder de
escolha).

E não, nunca seria uma caso de vida ou de morte.  :-)

@braço.