[Ubuntu-PT 5306] Re: O meu toshiba não liga à rede

Jose Rocha jocaferro tux-linux.net
Domingo, 2 de Novembro de 2008 - 20:11:38 GMT

> Mas hoje o que pretendo do meu PC é que, tal como o meu carro, funcione
> tudo bem sem ter de "activar" funções/mecanismos (quer de hard quer de
> soft quer de mecânica quer de electricidade ou electrónica....).
> Infelizmente para mim, e pelos vistos pelos também para outros que não
> entendem nada de Linux, actualmente isso só é possível com o W.

Ora, muito bem. O que eu disse para o MS-DOS também se aplica para qualquer
Windows. Infelizmente a memória é curta e selectiva e na maioria das
situações as pessoas são tentadas a esquecer.
Não existe ninguém que tenha instalado qualquer Windows e pronto já está!
Em todo o lado por onde passo deparo-me sempre com as mesmas questões:
- Qual é a melhor firewall;
- qual é o melhor anti-vírus;
- qual é o melhor adware;
- qual é o melhor anti-spyware;

Depois, como é que instalam?
Ah! e deu-me este ou aquele erro. Como faço?
Ah! e tal edita o ficheiro do Registo (calcule-se!)
E por aí fora...

Depois, inexplicavelmente aparecem problemas de todo o tipo desde scan ao
disco no início, uma "desinstalação" que correu mal, espaço em disco ocupado
sabe-se lá porquê(?), para onde foi parar a minha memória, etc., etc.
Portanto, quem me diz que é instalar e andar já se esqueceu como foi!

Ainda por cima ao longo dos tempos lá aparecem problemas novos, um worm que
escapa a qualquer ferramenta de detecção, uma falha que coloca mais de 30%
dos PC existentes em zombies sem as pessoas saberem de tal, etc..
E depois, quando está infectado, como se faz?
Instala-se de novo. Instalação novinha de raiz (por causa dos trocos) e lá
vamos de novo. ooooppppssss tenho que mudar tudo outra vez para por como
gosto!
Oh! não...
O que vale é que está sempre alguém por perto que até tem jeito para isto e
que vem cá a casa resolver o assunto.
Ou também pode ser - eu até tenho jeito para isto e trato já disto num
instante.
Só que as pessoas já se esqueceram das horas, semanas e meses perdidos à
volta dos mais variados problemas e da forma como resolvê-los.
Apenas como exemplo - configurar bem uma firewall qualquer. Quantas horas se
perde para estudar a melhor forma de se estabelecer correctamente uma
firewall, tornando-a efectiva, pouco intrusiva e amigável para um utilizador
sem grandes conhecimentos?

É aqui que reside o principal problema!
Enquanto em Windows os problemas estão sempre a acontecer e de vez em quando
bem graves, as pessoas esquecem-se deles enquanto ao mínimo problema com um
"Linux" tudo se torna numa gigantesca carga de trabalhos.

Eu, não pretendo exemplificar o que passo na minha vida profissional e desde
já agradeço que os Windows continuem a existir senão os meus filhotes
morreriam à fome, mas quem tiver dúvidas visite os forúns que quiser e
poderá constatar que utilizadores Windows em apuros são aos milhões e pelas
mais diversas razões mas geralmente são relacionados com a segurança. É o
que dá o Instalar e pronto!

Seja qual for o SO, existe sempre algum trabalho a fazer, nalguns casos mais
noutros menos. Pelo menos a nível de segurança, que é um dos pontos
fundamentais pelo qual me bato, sei quem dá mais trabalho do que a maioria
dos problemas que o "Linux" apresenta.

@braço.