[Ubuntu-PT 4292] Ajuda na configuração de rede Wireless por USB

Mário Macedo mjmacedo2000 gmail.com
Terça-Feira, 3 de Junho de 2008 - 12:14:15 BST

Boas,

Sou um (muito) recente utilizador de LINUX e da distribuição UBUNTU (8.04)
em particular pelo que peço desde já desculpa não só pela ingenuidade da
pergunta como pelo facto da mesma poder já ter sido respondida
anteriormente.

A minha questão prende-se com a ligação wireless. Comprei um adaptar USB
(ASUS) que ligo no computador onde tenho instalado o LINUX como SO único. O
router wireless é um Linksys.

Quando ligo, abre uma caixa que me indica a rede wireless (sinal que a
reconhece) e onde me pede para entrar com a password WEP. Quando entro a
password (128 bit) o ícone apararece com animação como que à procura,
passado uns segundos fixa um dos pontos em verde e continua à procura por
vários outros segundos. No final, por uns breves instantes os dois pontos
ficam verdes para, imediatamente depois, voltar a abrir a caixa onde me pede
a password e todo volta ao princípio em ciclos sucessivos.

Abri um terminal, conforme me foi sugerido e executei o comando #lsusb

O resultado foi:

Bus 002 Device 003:ID 0b05:1723 ASUSTEK Computer, Inc

Bus 002 Device 002:ID 09da:0006 A4 Tech Co., Ltd Optical Mouse WOP-35/TRUST
450L Optical Mouse

Bus 002 Device 001:ID 0000:0000

Bus 001 Device 001:ID 0000:0000

Quanto à palavra passe, estou a usar a WEP-PASSPHRASE mas o valor que estou
a introduzir é o correcto (verificado dezenas de vezes) e é o mesmo que
serve para ligar os restantes (4) computadores cá de casa...

Quanto ao sinal, quando clico no ícone, a barra de sinal aparece
sensivelmente a meio.

Alguém me pode dar uma dica acerca do que posso fazer?

Obrigado, desde já

Mário Macedo