[Ubuntu-PT 2783] Re: Instalar windows em Ubuntu 7.04

Urbano Freitas urbanofreitas gmail.com
Quarta-Feira, 10 de Outubro de 2007 - 19:11:18 BST

helder sousa wrote:
> Muito boa tarde
>
> Sou um utilizador ubunto há já cerca de 10 meses e estou mt
> satisfeito. Contudo, devido a compatibilidades de programas, necessito
> de instalar o windows (e nem precisa de ser o xp, basta o 98) mas
> quero manter e continuar a utilizar o ubuntu. A minha dúvida é como
> fazê-lo, isto é, basta colocar o cd no computador, reiniciar e atender
> a todos os passos que me forem surgindo ou existe algum programa que
> me permita instalar o windows sem haver problemas com o ubuntu.
>
> Se alguém já tiver passado pelo mesmo, se puder dar alguma dica...
> [...]
Boas,

Não sei se o teu objectivo é apenas utilizar o Windows para correr
programas como o Office e outros não muito pesados e que não requeiram
capacidades 3D, como programas de CAD.

Se assim for, penso que a melhor solução é virtualizares o Windows,
criando uma máquina virtual onde ele corra. Para saberes o que é uma
máquina virtual vê este link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_virtual

Assim evitas sempre que precisares de correr um programa do Windows sair
do Ubuntu, tendo que reiniciar o programa. Podes simplesmente correr a
máquina virtual que funcionará como mais um programa.

A única exigência é que tens de ter um computador relativamente rápida,
e por rápido entende-se pelo menos 1Gb de RAM, pois uma máquina virtual
para correr bem o Windows precisa de pelo menos 512MB de RAM. E um
processador relativamente rápido.

Podes utilizar vários programas para criar máquinas virtuais. Os que já
utilizei foi o VMWare Server e o VirtualBox. Actualmente uso o
VirtualBox e o Windows XP corre bastante bem.

Tutoriais de como fazer podes encontrá-los nos links abaixo:
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=VirtualBox
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Vmware

Podes também procurar mais informações na Wiki da LoCO brasileira:
http://wiki.ubuntu-br.org/

Se te deres bem com o inglês nada melhor que procurares mais informações
sobre virtualização (virtualization) na wiki oficial do Ubuntu:
https://wiki.ubuntu.com

Espero ter ajudado.
Se precisares de mais alguma coisa, apita. O pessoal tentará ajudar no
que puder e conseguir.
Urbano