[Ubuntu-PT 3142] Re: Sou só eu que acho ...

Flávio Martins xhaker gmail.com
Sexta-Feira, 23 de Novembro de 2007 - 17:03:49 GMT

Viva,

Não era meu objectivo que te sentisses ofendido. Apenas senti que a tua
opinião carecia de visão geral sobre o panorama Java open-source. Senão
porque estarias a confundir tudo? Passo a explicar.

On Nov 23, 2007 4:11 PM, Jose Rocha <jocaferro  tux-linux.net> wrote:

> Desculpa Flávio Martins mas tu é que tens que aprender a ler.
>
> Eu apenas falei em licenças e lastimei o modo em que estas licenças são
> incompatíveis.

> Porque carga de água é que metes à conversa o icedtea jvm / gcj / openjdk?
>
> Alguma vez falei em algo que desse para enveredar por esse campo?

Todas estas java stacks são GPL2 ou GPL3. Falavas de Licenças... e do GCJ.
GCJ não é o único open source java.

> Está ou não correcto que o Ubuntu não tem o Eclipse 3.3 nos repositórios,
> porque existe incompatibilidade de licenças?

Não está correcto. O Eclipse 3.3 não está nos repositórios porque é um
pacote complicado, e tem variadíssimos deltas do tarball upstream. Como se
isso não bastásse para compilar são precisas as novas versoes de pacotes que
infelizmente também ainda não foram actualizados.
Novamente digo, não há nada que impeça legalmente o Eclipse 3.3 de entrar
nos repositórios, é sim, preciso que haja quem impulsione esse feito através
de contribuições no packaging de vários pacotes de software necessários para
que isso aconteça.

> Mas já que "puxaste" do openJDK e icedtea convém realçar o seguinte e
> ainda sob o tema licenças:
> - o openJDK contém porções de código fechado que continuam sob licença da
> SUN e não só porque certos plugins pertecem a outras empresas que não a SUN;
> - o icedtea é um projecto temporário que visa ultrapassar estas licenças.
> Deixará de ser temporário quando o openJDK tiver todo o código livre, como
> ademais já foi prometido. Quando isto acontecer o "projecto" icedtea
> acabará, eventualmente com a migração de algumas partes do código;

Diria que muito resumidamente:
IcedTea = ( OpenJDK 1.7.0 menos o codigo *ainda* proprietário/duvidoso ) +
código gcj para preencher a lacuna deixada pela remoção de codigo nao livre
+ plugin para browser gcj

> [...]
>
> We will continue to support GCJ where it is deployed, but any new work we
> do will be on the OpenJDK codebase. GCJ still has better architecture
> coverage than OpenJDK, supporting all 7 RHEL architectures where OpenJDK
> supports 2, but we've decided that the benefits of OpenJDK outweigh this
> advantage of GCJ, and that effort is better spent trying to get (or write,
> if need be) more JITs for OpenJDK."
> Ou seja, o temporário projecto icedtea durará até o código do OpenJDK ser
> totalmente aberto e tudo fará, e contribuirá, para que o GCJ perca toda a

Não percebo o fatalismo! O IcedTea é o mais próximo que tens de OpenJDK
neste momento. É esse temporário projecto que a equipa GCJ te proporciona a
tua melhor visão sobre o futuro do Java Free/Sun. Vejamos, o OpenJDK precisa
de código novo para poder ser completamente livre. Quem é que vai ajudar? Ah
pois, GCJ.  Esse defensores da  tua liberdade que felizmente decidiram
ajudar.

> "Só posso dizer que devias informar-te melhor, já que parece que te falta
> conhecimentos de fundo para compreenderes o que te disse. Não leves a mal, é
> como te digo, tenta aprender sobre o icedtea jvm e talvez tenhas uma melhor
> ideia de onde encaixa o gcj no panorama."
> Segue o teu próprio conselho.
>
> Eu costumo justificar tudo o que digo e apenas falava de licenças. Além
> disso, nunca ninguém me viu por aqui ou seja onde for chamar alguém de
> ignorante. Assim dou-te um conselho:
> - Antes de tentares apelidar alguém de ignorante convém justificar e
> [...]
Tive o cuidado de pedir para nao levares a mal. É dificil ajudar alguém que
nao suporta ser corrigido. Não sei o que dizer mais. Sei lá, o icedtea está
nos repositórios na seccção universe, ou seja, é considerado completamente
open source senão estaria junto ao sun jdk no multiverse. O Eclipse também
está no universe. Ainda ontem fiz o merge da ultima versao do debian (que
infelizmente não é a 3.3) para o hardy (8.04) que também está no universe.