[Ubuntu-BR] Diferença entre um kernel generic e lowlatency

hamacker sirhamacker em gmail.com
Quarta Fevereiro 12 12:42:04 UTC 2014

Pois é.
Mas parece que o 14.04 será um marco, pois o kernel novo terá esse suporte
e o novo driver da nvidia também.
Então em tese, nessa nova versão finalmente poderemos pelo menos fazer uma
troca e decidir qual placa utilizar.
No 13.10 o Unity é meio sem conciencia com a placa hibrida, por exemplo,
porque temos 3 saídas de video (principal,hdmi,minidisplayport) ele acha
que temos 3 monitores literalmente ligados, daí fica um cursor piscando e
até some e tenho que mexer o mouse para saber onde ele está, investigando o
assunto descobri que precisa "desligar" o monitor que ele acha estar ligado
(a saída hdmi). Então o mouse passa a funcionar bem, desde que tenha um
monitor auxiliar literalmente ligado nele, porque se não tiver, eu chamo o
firefox e então em vez dele ir para a tela principal, ele vai para a
segunda tela que se não tá plugada - mas ele acha que tá ligada - não tem
como eu usar o firefox, as vezes teclava alt+espaço e conseguia segurando a
seta para a esquerda trazer o firefox para a primeira tela (principal) e
usar, mas tambem descobri que se eu desligar o segundo monitor quando não
estiver literalmente plugado esse problema também é resolvido. Esses são
problemas do Unity, o shell do GNOME - que estava usando até o mes passado
- não tem isso.

Tentar trazer o suporte do Optimus ao 13.10 só tem trazido frustração, até
porque ao tentar instalar os binarios da nvidia seja por repositorio de
terceiros ou baixando o  NVIDIA*.sh do site da nvidia, além de não
funcionar eu simplesmente tenho de reinstalar tudo novamente. E olha que
até os /etc/modprobe.d/ eu mapeei para desfazer a operação e nem assim
consegui fazer voltar ao modus anterior, só mesmo reinstalando tudo para
voltar ao nouveau.

Enfim, decidi não mexer no Optimus por enquanto até RC do 14.04.