[Ubuntu-BR] O mistério dos waves distorcidos

luciano de souza luchyanus em gmail.com
Domingo Dezembro 15 20:21:14 UTC 2013

Caros,

Tenho tido dificuldades para executar arquivos no formato wave.

O arquivo é executado normalmente se, no terminal, faço: "mplayer arquivo.wav".

Contudo, se vou até a pasta e abro o arquivo com o Rhythmbox ou com o
Banshee, o resultado é desastroso. O áudio está perturbado como se
fosse acelerado a um ponto em que nada se entende. O mesmo sucede para
todo e qualquer arquivo que possua este formato, sendo portanto,
problema de caráter geral.

Na verdade, esta foi a primeira impressão que tive. Depois notei que o
áudio seja com Mplayer, Rhythmbox ou Banshee possuía aproximadamente a
mesma duração. Então, o que posso afirmar é que o áudio encontra-se
incompreensível, mas já não tenho tanta convicção de que tais ruídos
decorram de aceleração.

O problema dos waves afeta-me principalmente quando, por meio do Wine,
executo o Dosvox, antigo pacote de programas acessíveis construído
para facilitar a interação de cegos com o computador.

As mensagens são todas armazenadas em arquivos wave e, aceleradas ou
simplesmente alteradas, nada se entende, tornando inviável o uso deste
programa.

A princípio, pensei que o problema decorria de alguma misteriosa
interação entre o Dosvox, o Wine e o Ubuntu. Contudo, observando que o
mesmo problema se verifica com o Rhythmbox e o Banshee, concluí que a
causa é mais geral.

Assim, pergunto se alguém teria alguma dica sobre como resolver este
problema. Utilizo Ubuntu 13.10 de 64 bits.

--
Luciano de Souza