[Ubuntu-BR] Montando partições automaticamente

luciano de souza luchyanus em gmail.com
Segunda Dezembro 16 12:16:22 UTC 2013

Caros,

Gostaria de montar uma partição ext4 automaticamente, mas  preferia
não ter de editar o fstab manualmente.

A sintaxe é complexa, contraintuitiva e, infelizmente, para os
usuários inexperientes, é sujeita a erros.

Certa vez, tentei fazê-lo. Foi um parto. Depois de alterado o fstab, o
sistema não mais era reiniciado. Então, por meio da mídia de
instalação, editava e reeditava, até que em certo momento consegui.

Mas a sintaxe estranha não pôde ser memorizada, então, quando voltei a
reinstalar o Ubuntu, optei por sempre montar a partição manualmente
por meio do comando "mont".

É claro que isso está muito longe do ideal. Fico a pensar a imagem que
um recém-chegado do Windows tem ao deparar-se com tamanha antipatia
configurativa.

Mas a pergunta é: se tenho uma partição ext4 porque ela não foi
montada automaticamente depois da instalação? Utilizei o seguinte
particionamento:

sda1 - ext4 - /
sda6 - ext4
sda5 - swap

"Ora, ora, Luciano. Se você queria que a partição sda6 fosse montada
automaticamente, então, que a tivesse definido durante a instalação
como /home!"

Não. Acho mesmo que esta não era uma boa opção. O principal motivo de
reinstalações é a perda do som. Lembro que utilizo leitor de telas. Se
o computador perder o som, para mim, deixa de existir.

Observei que a tal configuração de som encontra-se nalgum lugar dentro
de alguma configuração da /home. Deste modo, ao reinstalar o sistema,
tudo o que não quero é que a minha HOME seja preservada.

Optei por preservar os meus arquivos de outro modo. Criei uma partição
ext4 (sda6) e não a defini como /home. Ao invés disso, monto-a em /mnt
e crio ligações simbólicas para a pasta de minha HOME. Se tiver de
reinstalar o sistema, todos os arquivos de configuração serão apagados
sem que o os meus arquivos também o sejam.

Bom, está explicado porque sda6 não foi montada automaticamente.
Agora, gostaria de saber um modo de montá-la sem ter de interagir
diretamente com o assustador fstab.

Procurei no Google. Encontrei referência a um programa chamado Pysdm.
Entretanto, também no Google fiquei a saber que foi removido e,
portanto, não mais pertence aos repositórios.

--
Luciano de Souza