[Ubuntu-BR] Ubuntu-libre release 13.04

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em varekai.org
Sexta Abril 26 00:52:52 UTC 2013

Em 25 de abril de 2013 21:44, Paulo Fernandes <pferna53 em gmail.com> escreveu:

> Prezado tocaio, grato pelos esclarecimentos. Assim vou apendendo um pouco
> mais.

Sempre :-)

> [...]
> entrevista feita por jornalistas brasileiros com o criador do Linux, Linus
> Torvalds (grande líder!), numa passagem aqui pelo Brasil, e perguntaram
> exatamente isso: toda essa diversividade não enfraquece o Linux, já que não
> são conjugados os esforços dos desenvolvedores? Resposta: a que tu deste,
> ou seja, "O que você acha triste é justamente onde reside a força do SL: A
> diversidade e a possibilidade de personalização e adaptação."
>
> Mas eu fico pensando, utopicamente, que, se os esforços fossem juntados,
> teríamos softwares ainda mais robustos e melhores. Mas quem iria coordenar

Leia o ensaio "A Catedral e o Bazar", disponível gratuitamente na internet,
e verá que não é tão complicado assim.

> No caso do Linux, o Linus fez um chamamento a
> todos que quisessem colaborar para melhorar e expandir um embrião de SO que
> ele já tinha em mãos, um Minix melhorado. E apareceu um exército de
> voluntários para agregar ao que estava sendo feito! Muito legal!

Todo projeto de SL funciona assim. No entanto, o Linux não nasceu SL. E
também não é SL. Apenas o GNU/Linux é SL. O Android é Linux e não é SL.
Linux é o kernel e várias partes do kernel contém código não livre.

> Me ocorre, também, que esse pessoal que "lançou" (na ignorância de um
> vocábulo melhor) o Ubuntu-Libre não estaria se "promovendo" (na ignorância
> de um vocábulo melhor) em cima de todo o trabalho feito pela Canonical?!

Não estariam sendo algo oportunistas? Ou eles somente tem em conta a pura
> questão ideológica do SL? Eu fico em dúvidas e talvez esteja falando
> heresias. Mas só questionando é que obterei respostas pra pensar mais sobre
> essa questão toda.

"Esse pessoal" ao qual você se refere é o Zandre Bran, um dos mais antigos
e atuantes membros da comunidade Ubuntu e do SL brasileiro, e também
responsável pelo Linux Acessível. Além de ser um dos moderadores dessa
lista ;-)

> De minha parte, grato a todos que se manifestaram ou se manifestarão.
>
> Paulo Fernandes

Abraço

--

http://almalivre.wordpress.com