[Ubuntu-BR] Ubuntu-libre release 13.04

Paulo Fernandes pferna53 em gmail.com
Sexta Abril 26 00:44:06 UTC 2013

Prezado tocaio, grato pelos esclarecimentos. Assim vou apendendo um pouco
mais.

Claro que sei que a força do SL está na diversividade. Aliás, li uma
entrevista feita por jornalistas brasileiros com o criador do Linux, Linus
Torvalds (grande líder!), numa passagem aqui pelo Brasil, e perguntaram
exatamente isso: toda essa diversividade não enfraquece o Linux, já que não
são conjugados os esforços dos desenvolvedores? Resposta: a que tu deste,
ou seja, "O que você acha triste é justamente onde reside a força do SL: A
diversidade e a possibilidade de personalização e adaptação."

Mas eu fico pensando, utopicamente, que, se os esforços fossem juntados,
teríamos softwares ainda mais robustos e melhores. Mas quem iria coordenar
esses esforços? Complicado! No caso do Linux, o Linus fez um chamamento a
todos que quisessem colaborar para melhorar e expandir um embrião de SO que
ele já tinha em mãos, um Minix melhorado. E apareceu um exército de
voluntários para agregar ao que estava sendo feito! Muito legal!

Me ocorre, também, que esse pessoal que "lançou" (na ignorância de um
vocábulo melhor) o Ubuntu-Libre não estaria se "promovendo" (na ignorância
de um vocábulo melhor) em cima de todo o trabalho feito pela Canonical?!
Não estariam sendo algo oportunistas? Ou eles somente tem em conta a pura
questão ideológica do SL? Eu fico em dúvidas e talvez esteja falando
heresias. Mas só questionando é que obterei respostas pra pensar mais sobre
essa questão toda.

De minha parte, grato a todos que se manifestaram ou se manifestarão.

Paulo Fernandes