[Ubuntu-BR] mudar padrão de acesso a diretórios e arquivos criados

Antonio Silva aolinto.lst em gmail.com
Sexta Setembro 14 21:31:47 UTC 2012

Olá Paulo e Tiago,

O esquema de acesso esta funcionando muito bem.

Quando um usuário é adicionado também é criado um grupo de mesmo nome. O
nome do professor (eu) é inserido no grupo, é dado um chmod 770 "home do
usuário" -R e o diretório é compartilhado na rede pelo samba. Até aí está
tudo certo.

No entanto, se o usuário acessa remotamente seu diretório e cria neste um
sub-diretório, a nova pasta pode apenas ser acessada mas não manipulada
pelos integrantes do grupo. Aí eu tenho que ir na máquina, na pasta home e,
como root, escrever de novo chmod 770 "home do usuário" -R. Isto está
ficando chato.

Vou tentar a sugestão (exposta didaticamente) do Paulo, depois dou um
retorno à lista.

Abraços,

Antônio