[Ubuntu-BR] mudar padrão de acesso a diretórios e arquivos criados

Paulo paulo.im em ig.com.br
Sexta Setembro 14 12:27:22 UTC 2012

Bom dia, Antonio de demais colegas,

Acredito que a solução para o seu problema seja a utilização do umask.
Note que o umask faz uma operação de NOT e depois um AND com as permissões
padrão máxima do linux. (Tudo isso em octal)

Exemplo:
Vou adiantar o seu umask será 007, e por quê?

777 AND (NOT 007)  = 770
ou utilizando a calculado no linux: 777∧(¬007)  ----- marcado para octal

Agora o próximo passo é você executar no terminal:
Insira na última linha do arquivo.

root em linux# gedit /etc/profile

#Regra para mudar o umask de pasta do sistema
umask 007

Alguns citam que pode ser colocado no fstab tb, mas comigo funcionou
normalmente no /etc/profile

------- =
770

Estou acostumado a usá-lo no /etc/profile

Paulo Oliveira.