[Ubuntu-BR] Segurança - Firewall, Antivirus

Domingo Outubro 14 20:47:03 UTC 2012

Olá,

Em 13 de outubro de 2012 18:20, Renato Barbosa Pim Pereira <
renato.barbosa.pim.pereira em gmail.com> escreveu:

> Olá pessoal, gostaria de abrir uma discussão sobre a segurança no
> linux em geral,

Boa, adoro essas discussões. Geralmente viram um flame do tamanho do mundo,
principalmente pelo pessoal que vem do Windows e ainda não se acostumou com
um sistema superior em termos de segurança. Espere aí e vais ver...

> começando pelo antivirus, muitos dizem não ser
> necessário,

Para o Linux, não. Eu tenho antivirus para evitar de servir de ponte para a
proliferação de virus do Windows. Afinal, sempre recebemos aquele .doc ou
.ppt cheio de virus de macro, além dos prostitutos pen drives dos alunos
(sou professor)...

> eu acho que é necessario pois sabemos que embora sejam
> poucos, existem virus para linux,

Para Linux só existem vírus "concept proof". Na boa, nunca vi um vírus para
Linux livre e atacando maquinas ligadas na net. O que existe são exploit de
aplicações que você, inadvertidamente executa na sua máquina e a deixa
desprotegida. Nada que um procedimento de segurança simples não resolva:
somente execute aplicativos de fontes confiáveis.

> o firewall é item básico, quanto a
> isto acho que será unanimidade...

O Linux já possui um firewall integrado ao kernel e que vem travado por
padrão (ou seja, para funfar qualquer coisa tens que abrir a porta de
entrada, em outras palavras, tu não tens que te preocupar com firewall a
não ser que cries um servidor).

> O foco da pergunta é quais softwares usar para firewall

O que você instala é apenas o front end gráfico. Uso o gufw.

> e antivirus

clamav

> no
> linux ? Os experts em segurança poderiam recomendar soluções de como
> implementar um sistema de alta segurança contra invasão e
> bisbilhoteiros externos: internet e rede...

Retire o seu computador da rede: esse é o único jeito 100% seguro de não
ser infectado com nada e estar 100% seguro, claro admitindo-se que o acesso
físico também é seguro. Se não precisar 100% de segurança, não abra nenhuma
porta de entrada, instale um antivírus para os vírus do windows (não se
esqueça de verificar os arquivos que vem da net ou via pen-drive), coloque
um firewall (o front end e deixe tudo travado), e mantenha o sistema
atualizado (para diminuir as brechas dos programas instalados). Também
podes colocar analisadores de log e monitores, mas aí já acho paranoia
demais.

Desde já muito obrigado.

Abraços.

André Cavalcante