[Ubuntu-BR] Segurança - Firewall, Antivirus

Marcos Barbosa marcosestevesbarbosa em gmail.com
Sábado Outubro 13 22:38:40 UTC 2012

Antivírus é mesmo desnecessário caso você esteja seguindo outras
medidas de segurança, mas se torna fundamental se tu começa a mexer
com arquivos de risco. Ex.? Um servidor de arquivos acessado por
máquinas Windows ou um servidor de e-mails onde é necessário verificar
os anexos. No caso de firewall esse sim é fundamental quando se fala
de rede. Mas a implementação prática vai de cada caso. Na maioria dos
casos aquele script de iptables que tu baixou no Viva o Linux pode te
dar uma base, mas eu particularmente uso o ufw do Ubuntu e o Gufw para
gerenciar. Por que preciso de poucas regras e bloqueio tudo e só
libero o que preciso. Mas no Linux tu sabe o que está rodando em uma
porta, por isso o firewall no desktop se torna meio desnecessário (mas
não completamente). Se tu quiser algo como NAT ou redirecionamento de
portas em um firewall próprio, vai precisar mexer mais a fundo no
iptables. Se forem só desktops nesse caso o modem ADSL vai ajudar
bastante.